Pular para o conteúdo principal

MORRE AOS 93 ANOS, O ILUSTRE BURITIENSE JOSÉ RIBAMAR MACHADO, ADVOGADO, JORNALISTA E EX-DEPUTADO ESTADUAL E FEDERAL PELA ARENA NOS ANOS 50, 70 E 80.

José Ribamar de Faria Machado, nascido em 7 de outubro de 1922, em Buriti/MA, faleceu nesse domingo 15/5, por volta das 10h, na cidade de Rio de Janeiro (RJ), vítima de uma embolia pulmonar.
José Machado, irmão do ex-prefeito de Buriti, Benedito Machado, exerceu o mandato de deputado estadual na legislatura de 1955-1959 e de deputado federal, pela Arena, nos anos de 1975-1979 e 1979-1983, fez muito pelo município de Buriti, especialmente na área da saúde, pois foi dele a emenda que implantou, na década de 70, o Hospital Dr. Smith Braz, gerido pela Fundação Esther Magaldi, referência na região e que funcionou até o início dos anos 2000, na administração do ex-prefeito Zé Vilar, sobrinho de José Ribamar Machado. Foi dele também a concessão de bolsas de estudos para vários buritienses, além da efetivação de vários servidores municipais.
No plano nacional, José Machado se destacou como consultor jurídico do Ministério da Aeronáutica, foi representante do Brasil nas Embaixadas dos Estados Unidos da América, na Inglaterra e em Montreal/Canadá.
Recebeu, por seus serviços, várias homenagens e condecorações nacionais e internacionais, como a Medalha de Mérito Rui Barbosa (1949), Medalha da Guerra do Atlântico Sul (1951), Medalha de Mérito Santos Dumont (1957), Cavaleiro da Ordem do Mérito Aeronáutico (1964), Comendador da Ordem Vasco Nunes de Balboa, do Governo do Panamá (1962), Medalha da Escola Superior de Guerra (9164), entre outras.
José Ribamar Machado era Advogado, formado em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (1950); Jornalista, formado na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil; e também funcionário público federal. Era especialista em Direito Aeronáutica e Espacial pelo “Instituto de Derecho Aeronáutico de la Nación”, da Argentina (1951); tinha Curso Superior de Guerra, pela Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro; Extensão Universitária em Eloquência Forense e cursos de Idiomas realizados nas Universidades de McGill e Montreal, no Canadá.
Na vida parlamentar fez parte de diversas comissões relacionadas a temas ligados à Aeronáutica, além de ter participado como delegado em missões internacionais e reuniões sobre transportes aéreos com Alemanha, Suíça, Reino Unido, República Árabe unida, Bélgica, Panamá, México, EUA, Peru, Colômbia, Portugal, Argentina e França.
Foi fundador e professor da Sociedade Brasileira de Direito Aeronáutico e do Espaço. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e da Associação Latino-Americana de Direito Aeronáutico.
Enfim, um buritiense que orgulha muito a Terra de Inácia Vaz e que agora repousa no descanso eterno.
O enterro ocorreu às 13h desta segunda-feira (16) no Cemitério João Baptista, no Rio de Janeiro.

Comentários

  1. Uma pessoa muito boa eu tive o privilégio de conhecer a muitos anos atrás quando menino ele e seu irmão Benedito machado fique com deus descanse em paz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...