Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - AS CARTAS DOS MEUS NETOS, BÁLSAMOS DA MINHA ALMA

O meu Pai, um Pai verdadeiramente Amoroso, costumava dizer que filhos e netos são cordas dos corações dos pais. Tenho duas filhas um Neto e uma Neta a quem também Amo extremosamente, todavia descobri que apesar do devotado AMOR do meu amado, saudoso e inesquecível PAI, os nossos filhos e os nossos netos são na verdade, os nossos próprios Corações, tal a ligação física e espiritual que nos une a eles dia e noite, mesmo à distância. A cada sobressalto que temos, os nossos Corações se aceleram e logo a mente nos põe em alerta pensando no que poderá ter acontecido com algum deles.

Tive a experiência prática de criar as minhas filhas e com elas conviver sob o mesmo teto, mesmo depois de receberem a EDUCAÇÃO, a FORMAÇÃO EDUCACIONAL a nível de Graduação Acadêmica, algumas Pós-Graduações e atingissem a sonhada independência financeira e econômica. Logo em seguida, a mais nova resolveu casar-se - se e me fazer um pedido no sentido de que permitisse que os nubentes morassem conosco por um período de seis meses, enquanto eles se preparavam para assumirem a sua residência própria. Foi um pedido que me deixou muito contente porque como diziam os meus avós, muitas vezes quem casa um filho ou uma filha, ganha também mais um filho ou uma filha. Assim aconteceu comigo, ganhei um filho, tendo em vista que o meu Genro assumiu exatamente a postura de um bom filho em todos os sentidos.

Tanto é verdadeiro, que para a minha alegria, alugaram a casa deles e permanecem na Casa paterna da noiva, depois de me darem de presente um Neto e uma Neta, mais dois Corações a pulsarem no meu peito ininterruptamente. Permanecem formando a nossa Família no mesmo espaço há mais de dez anos, com as bênçãos do nosso PAI SANTO.

Nasceu Carlos Filho e três anos depois, Yasmin, duas Joias preciosas que encheram de VIDA a nossa Vivenda, um Sitiozinho com as fruteiras que consegui plantar para sentir-me na minha LARANJEIRAS AMADA e na minha Buriti Querida. No meu quintal, conservei as palmeiras de babaçu, os tucunzeiros que já existiam e resolvi plantar pequizeiros, juçareiras, cajueiros, cajuizeiros, Laranjeiras, tangerineiros, cajazeiro, e outras fruteiras da minha cidade de Buriti.

Família aumentada, companhia dobrada. Meus Amados Neto e Neta, foram crescendo e iniciaram os estudos iniciais com condições superiores às condições que eu tive, os  tempos são outros, bem melhores, graças a DEUS. Um novo e agradável VIVER. Os dois passaram a ter um cuidado ESPECIAL comigo.  De protetor, passei a ser o protegido. As cartas que me enviam começaram a chegar por mãos próprias, as deles.  Nelas sempre os desenhos mostravam o VOVÔ DEGAUMA sendo protegido por eles, numa demonstração pura de respeito, de amor e de carinho, tornando-me o mais feliz dos Avôs do Universo. Guardo-as todas com muito AMOR.

Hoje, já formados, DOUTORES do ABC, já não erram mais a escrita do nome do VOVÔ, aliás NUNCA erraram, pois CRIANÇAS não erram e não PECAM e eu me jacto por ter um Neto e uma Neta, com um sentimento de Amor e de Proteção tão acurado mesmo com a tenra idade deles, que eu chamo de DÁDIVA divina.

Têm um aguçado senso de Gratidão que me dá muito ORGULHO, pois do mesmo modo que agradecem um presente de maior valor pecuniário, agradecem um pirulito, um morango, uma ciriguela, são maravilhosamente LINDOS e por todas essas qualidades, AMÁVEIS. E não é justificativa de uma mera Corujisse de Avô, é CERTEZA de que tenho dois seres humanos, sangue do meu sangue, que transbordam bondade Santa e AMOR divinal.

Hoje, estamos separados por períodos. Eu Morando na minha Buriti Querida, a nossa convivência é dividida em oportunidades.
É sempre uma chuva de EMOÇÕES fortes a minha ida a, São Luís e a vinda deles a Buriti. Meeeeeu DEEEEEUS, Eles já estão quase chegando para passarmos juntos a despedida do Ano que se finda e a chegada do ANO NOVO, que há de vir com esperanças de SAÚDE, de PAZ, de VITÓRIA, de VIDA e de TEMPO de muito Gáudio.

Não abusarei do meu poder, meu querido Neto Carlos Filho e minha querida Neta Yasmin, tenham a CERTEZA de que pelo AMOR, pela DEDICAÇÃO, pelo CARINHO e pelo CUIDADO que VOCÊS têm com o VOVÔ Djalma, VOCÊS merecem o Título de MELHORES NETOS E BENFEITORES DO UNIVERSO!

 SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...