Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – A ÚLTIMA CRÔNICA E UM EMOCIONADO AGRADECIMENTO

Após familiarizar-me razoavelmente com o Facebook, estimulado pelas minhas filhas, comecei a escrever arremedos de poesia e histórias da minha Buriti querida e da minha Gente, com a pretensão única de lembrar o que vivi na minha infância. Fui surpreendido por muitos amigos e amigos faceanos, designação da minha autoria, sem ser dicionarista, leitores que muito me honraram com uma aprovação de emocionar-me, tal a repercussão. Na época o Diário Correio Buritiense comandado pelo jornalista Aliandro Borges, iniciou uma coluna Dominical e ao ler um ACRÓSTICO na minha página homenageando Buriti, perguntou-me se era eu o autor e se ele poderia publicar na sua Coluna ao que concordei agradecido.

Depois desse episódio escrevi sobre uma buritiense encantadora, dona Maria Francisca, considerada Louca e que foi marcante na minha infância e a quem tive a felicidade de poder ajudar, salvando-a de brincadeiras maldosas de muitas crianças da minha idade e de adolescentes que a apelidaram de Lazarina, uma Espingarda bate bucha e ao vê-la passar pela Praça Matriz todas aa manhãs, começavam a gritar: Lazarinaaaa, Puu, Puu, Puu, o que era o suficiente para irritá-la e fazê-la chorar.

Esta história real, também comoveu o jornalista e meu amigo confrade Aliandro Borges e também foi publicada na aludida coluna Dominical e algum tempo depois fui surpreendido por este grande amigo, que abria um espaço especial em seu Diário Correio Buritiense, em um dia na semana, que não fosse Domingo, para que eu escrevesse algum assunto a minha escolha e foi assim que surgiu a Coluna SEXTA DE NARRATIVAS, aprovada por ele, um presente especial que me premiou com vários maravilhosos leitores conterrâneos que me deram muito orgulho prestigiando-me com a leitura dos meus textos. Além da minha Gente e da minha Pátria Buriti, escrevi sobre o meu CAMINHAR Terreno, sobre as minhas lutas, das administrações públicas buritienses, infelizmente em geral uma decepção e também das minhas vitórias, dos meus amores.

Hoje, depois de três anos e dez meses de vida da minha SEXTA DE NARRATIVAS, Emocionado e agradecido ao meu amigo confrade Aliandro Borges e a todos os meus queridos leitores eu encerro esta Coluna, para fazer dos temas nela contidos o meu primeiro Livro, cuja apresentação será bondosamente feita exatamente pelo mesmo Aliandro Borges, o seu Pai Adotivo por Amor, a quem dedico A ÚLTIMA CRÔNICA E UM EMOCIONADO AGRADECIMENTO!


SOBRE O AUTOR 

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...