METEORITO ATINGE A RÚSSIA E QUASE MIL PESSOAS FICAM FERIDAS

·         Com informações da BBC Brasil, agencia Brasil e estadão.com;
Já são quase mil os feridos pelas explosões causadas pela queda de um meteorito no oeste da Sibéria hoje. Segundo o governo russo, 200 dos feridos são crianças. A maioria sofreu cortes por causa de vidro estilhaçado pelas explosões na hora da entrada do meteoro na atmosfera. Chuva de meteoros deixou uma cratera de seis metros no meio do gelo, na região de Chelyabinsk, no centro da Rússia.
O Ministério do Interior da Rússia informou que foram registrados estragos em seis cidades. Ao longo de vários quilômetros era possível ver rochas ardentes brilhantes, que deixaram um rastro de fumaça.
Na cidade de Chelyabinsk, cerca de 1.500 km a leste de Moscou, uma das mais afetadas, moradores relataram que uma grande explosão foi ouvida e que a chuva de meteoritos provocou tremores de terra e disparos de alarmes de carros, além de deixar janelas estilhaçadas. A região é o centro industrial bélico da Rússia e abriga fábricas, usinas nucleares e depósitos de resíduos nucleares. Não há indicação de dano que tenha causado vazamento de radiação, segundo fontes do governo.
ASSISTA AO VÍDEO DA CENA DA QUEDA DO METEORITO
Especialistas russos acreditam que a explosão tenha sido causada por um meteoro de dez toneladas que criou uma onda de choque ao chegar à atmosfera da Terra, de acordo com a Academia Russa de Ciências.
O bólido explodiu e evaporou a cerca de 50 km da superfície terrestre, mas pequenos fragmentos podem ter chegado à Terra, ainda segundo a nota dos cientistas russos.
O governador do distrito de Chelyabinsk disse que o material que caiu do céu colidiu com a terra em um lago a menos de 100 km a oeste da cidade.
Um asteroide pequeno, de 45 m, vai passar perto da Terra ainda nesta tarde. Segundo Aleksandr Dudorov, físico da Universidade do Estado de Chelyabinsk, é possível que o meteorito estivesse viajando junto com o asteroide. "O que vimos pode ter sido um precursor do asteroide."
"É uma coincidência cósmica, apesar de ser espetacular."
Bolas de fogo como essas não são incomuns, mas elas geralmente evaporam muito acima da superfície, segundo os cientistas russos.
VEJA TAMBÉM OUTRO VÍDEO DA CENA DA QUEDA DO METEORITO

Comentários