É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.
A Professora vocacionada Francisca Jacira Freire de Sousa Bastos, buritiense e membro fundadora da ACADEMIA BURITIENSE DE ARTES, LETRAS E CIÊNCIA, ocupante da Cadeira número 18, Patroneada pelo Padre Júlio de Freitas Costa e da segunda Tesouraria dessa mesma entidade. Em todas as reuniões e solenidades das quais ela participa, se destaca pela atenção e discussão sobre todos os assuntos e pela simpatia natural que brota do seu rosto sempre festivo e bondoso.
Tenho uma profunda gratidão por ela, decorrente da sua generosidade ao demonstrar um reconhecimento sincero pela minha atuação na área do meu labor profissional, que ela vê como correto e comenta a vista de todos, inclusive nas redes sociais, o que me dá muito orgulho e estímulo para continuar melhorando nesta seara e no nosso meio social.
Na nossa última reunião, ontem, realizada remotamente por meio de uma Live, não foi diferente. Lá estava a Confreira Jacira, atuando como costumeiramente: lúcida, atenta e simpaticíssima. No encerramento do evento, despediu-se de todos e me brindou com um sonoro e confortante " Boa noiteee, doutor Djalma ", que foi um afago acalentador na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Naquele instante, veio-me a ideia, Jacira Freire, será o tema da Coluna desta semana. E aqui estou minha amiga Jacira, rendendo-lhe esta pálida Homenagem, entretanto carregada de uma sinceridade pura, agradecendo ao Senhor nosso DEUS de bondade e de AMOR por ter você na nossa ABALC e nas nossas Vidas. Imbuído da mais justa Gratidão arvoro-me do direito de dedicar a você o Título Simbólico de FRANCISCA JACIRA FREIRE DE SOUSA BASTOS, UMA CONFREIRA AGUERRIDA E SIMPÁTICA DA ACADEMIA BURITIENSE DE ARTES, LETRAS E CIÊNCIA!
SOBRE O AUTOR
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.