Pular para o conteúdo principal

Coluna CRÔNICAS DO MEU CAMINHAR - A FÉ, A CONFIANÇA E A ESPERANÇA

      O meu pai foi, após casar com a minha mãe, a convite dos meus avós José Pessoa Filho e Barcelina Gomes Pessoa para o Ceará, onde foi professor Primário na Vila Coutinho que depois se tornou cidade com o nome de Santa Quitéria, por 11 anos. Adquiriu notoriedade em toda a cidade e também no município de Independência, apesar de ter somente o terceiro ano Primário. Fundou uma Escola e vivia muito bem. Um tio da minha mãe de nome José do Vale Pessoa, fazendeiro e Chefe Político, como chamavam naquela época se tornou muito amigo de papai e através de influências políticas conseguiu garantir um emprego para ele de Coletor de Rendas Federal.

       No mês de tomar posse no cargo, ele recebeu uma Carta do meu avô Ângelo Pio Passos pedindo para ele voltar para o Maranhão, pois havia decidido ir morar em Buriti e precisaria dele para tomar conta da propriedade Laranjeiras na condição de dono absoluto pois só confiaria nele para este mister. O Tio de Mamãe e ela lutaram muito para que ele se desculpasse com o meu Avô, e não desperdiçasse aquela oportunidade. Por amor e obediência ao meu Avô Pio ele resolveu abdicar da oferta do tio José do Vale.

       Voltou a sua Terra Natal para satisfazer ao seu pai Chegou em Laranjeiras e assumiu o comando da propriedade e iniciou a dar aulas pagas por um vereador de Buriti por alguns meses. Depois percebeu que só administrar a propriedade não era suficiente, era necessário trabalhar mesmo e se tornou um Lavrador. Por força das circunstâncias, nós, eu e Wilson mesmo pequenos tivemos de nos engajar nos serviços de roças e outras atividades. O produto da lavoura era repartido com a manutenção também da casa do meu Avô em Buriti, apesar de ele ter montado uma Quitanda na própria residência, dependia do que nós produzíssemos da nossa lavoura.

       Habituámo-nos eu e Wilson a acordarmos cedo para a lida nas roças, na casa do forno descascando mandiocas no período de farinhada e outros serviços, porém o meu pai nos alimentava com a esperança de que não iríamos morrer roceiros, pois iríamos estudar e vencermos na vida e um dia futuro nós iríamos servir de Bastão para ele, pois quem espera por DEUS, não Cansa.

      Hoje eu estava lendo algumas postagens no meu celular e deparei-me com um quadrinho contendo Três pequenas histórias que me chamaram a atenção. Aqui estão: Certa vez o povo de um vilarejo decidiu se reunir no centro do lugar para rezar pedindo por chuva, mas apenas um garoto trouxe guarda-chuva. O nome disso é FÉ. Quando você joga um bebê de um ano de idade para o alto, ele gargalha porque sabe que na queda alguém irá segurá-lo. O nome disso é CONFIANÇA.

      A cada noite, antes de dormir, não temos garantia nenhuma de que estaremos vivos na manhã seguinte, mas, ainda assim, colocamos o despertador para tocar. O nome disso é ESPERANÇA.

    Na minha História nesta NAVE chamada VIDA, estão contidas estas três pequenas histórias e eu agradeço ao Senhor nosso Deus de bondade e de AMOR que me permitiu ter um Pai e uma mãe que cuidaram de mim, dos meus irmãos e nos ensinaram a lutar na busca do saber para conseguirmos as condições necessárias para vencermos todas as dificuldades, mantendo a FÉ, A ESPERANÇA e a ESPERANÇA.  Meus estimados leitores e amigos ponham em prática estas orientações e sejam Vencedores.


SOBRE O AUTOR

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...