POLÍCIA FEDERAL PODE ESTAR INVESTIGANDO TRE DO MARANHÃO

TRE-MA, QUE INOCENTOU O PREFEITO NENÉM MOURÃO, PODE SER ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL (PF)



Os corredores do TRE estão agitados. Tudo por conta de uma suposta operação da Polícia Federal (PF) contra assessores do órgão, advogados e até filhos de ex-integrantes do tribunal. A ação teria como motivação negociações de decisões durante as eleições passadas.
A deflagração da ação policial só estaria dependendo de uma ordem de um juiz federal do Maranhão. Nessa primeira fase, a operação não tem ninguém com foro privilegiado como alvo.
O blog de Décio Sá, do portal imirante.com, teve acesso as informações através de advogados e funcionários da Corte Eleitoral. Um deles, inclusive, com receio de ser preso, está tentando ter acesso ao inquérito com base em decisão recente do STF. O caso corre em segredo de justiça. Pelo menos seis assessores e três advogados seriam alvo da ação policial.
O ano de 2008 foi muito conturbado no TRE. As sessões de julgamento de inelegibilidade de prefeitos e vereadores chegaram a entrar pela madruga. Vários fóruns foram incendiados no interior. Um dos episódios mais famosos foi aquele em que um prefeito teria pedido a devolução do dinheiro pago por uma sentença.
O caso chegou a ser comentado pelo desembargador Bayma Araújo em entrevista ao blog no início de 2009. Gerou um rebuliço dos diabos. Diante da polêmica, o decano do Tribunal de Justiça explicou ter apenas externado comentários que corriam de boca em boca e pela imprensa. Foi o bastante para a PF começar a entrar em ação.
Fica, então, o alerta para prefeitos envolvidos em processos de cassação que estejam participando das supostas negociações de sentenças: a Polícia Federal é eficiente e age dentro do rigor da lei, sem proteger corruptos.
FONTE: Blog do Décio Sá: www.imirante.com.br

Comentários