População de São Mateus realiza hoje a MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO


Um exemplo de movimento civil organizado que deve ser seguido pelos demais municípios, inclusive, o nosso.
  
A população de São Mateus – MA (188 km da capital), da microrregião do Médio Mearim, realiza hoje (20/08), às 15h30min, um verdadeiro movimento em defesa da ética naquele município. Intitulado de MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO, a concentração do movimento será em frente à Câmara Municipal como forma de demonstrar sua insatisfação com a corrupção que tomou conta dos principais órgão públicos, em especial o Poder Legislativo, assolado por escândalos descobertos na Câmara de Vereadores, que a princípio deveria zelar pelos princípios constitucionais de moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade, através da fiscalização de todos os recursos obtido através do imposto.
 O blogueiro Jonatas Carlos de São Mateus - MA, inclusive, apresenta dicas de como identificar corrupção política:

“Como identificar os sinais de prática de corrupção municipal que não requer uma análise e investigação mais profunda de determinados órgãos de investigações? Eu respondo: basta a simples OBSERVAÇÃO.

Um dos sintomas mais perceptíveis é quando grupo de amigos e parentes incluindo o próprio prefeito municipal e até vereadores exibem bens de alto valor, adquiridos de uma hora para outra, como carros e imóveis, e também na ostentação, por meio de gastos pessoais incompatíveis com suas rendas, como inúmeras fazendas, dentre outras coisas.
“Os corruptos” assumem feições diversas. Há o do tipo grosseiro e despudorado (sem vergonha). Geralmente, não se preocupa em ser discreto, pois necessita alardear o seu sucesso econômico e sua nova condição, mesmo quando os que estão à sua volta possam perceber que o dinheiro exibido não tem procedência legítima (são aqueles que sabemos que ele sobrevive à custa da coisa pública, mas esbraveja ao afirmar que não necessita e consegue viver sem o cargo). Com esse tipo de corrupto, a apropriação de recursos públicos é associada a um desejo incontrolável de ascender socialmente e de exibir essa ascensão.
Já o “fraudador” discreto tem forma de agir que tornam mais difícil a descoberta do ilícito. O dinheiro é subtraído discretamente, por meio de esquemas bem articulados com os fraudadores, o que torna a sua descoberta mais difícil (geralmente com participação de vereadores e o próprio prefeito). O resultado dos golpes é aplicado em alguns casos, longe do domicílio (em outras cidades). Em geral, utilizam-se de “laranjas” (pessoas que, voluntária ou involuntariamente, emprestam suas identidades para encobrir os autores das fraudes, geralmente são aqueles eleitores fanáticos), adquirem bens móveis ou semoventes (animais).
Independentemente do tipo de corrupção praticada, os cidadãos que desejarem um governo eficiente e transparente devem ficar atentos aos sinais que o governo emite, como por exemplo: as prestações de contas principalmente é nela que se constatam as fraudes. Um administrador sério e bem intencionado escolhe como assessores, pessoas representativas e que tenham boa reputação e capacidade administrativa.
Prefeitos corruptos são sempre contrários a qualquer forma de transparência e evitam que a Câmara Municipal fiscalize os gastos da prefeitura e busca comprometer os vereadores com esquemas fraudulentos, eis o motivo de o prefeito ter sempre a maioria na câmara. Ao mesmo tempo, não admitem que dados contábeis e outras informações da administração pública (folha de pagamento, por exemplo) sejam entregues a organizações independentes e aos cidadãos, nem que estes tenham acesso ao que se passa no Executivo (até porque se tiverem acessos a tais documentos, descobrirão o esquema fraudulento).

Comentários