OS CORRUPIÕES DA CHAPADA: Sessão Solene de Posse dos Membros Fundadores e da Diretoria da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências– ABALC


Aconteceu na última sexta-feira 24/9, durante o I ENCONTRO DAS ACADEMIAS E LETRAS DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE, sediado na cidade de Buriti-MA, a Sessão Solene de Posse dos Membros titulares, fundadores e efetivos, e da primeira Diretoria da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC.

O evento começou sob o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e Municipal na parte externa da Associação dos Amigos de Buriti (AMIB), sede provisória da ABALC, por volta das 17h30.  Após este ato, os presentes foram direcionados a adentrarem no Centro de Apoio Pedagógico, bem próximo à AMIB, e tomarem assento geral e, no caso dos acadêmicos, junto às cadeiras reservadas, para início da solenidade com a composição da mesa de honra, que contou com a presença das seguintes autoridades:  A Presidente da Câmara Municipal de Buriti/MA, vereadora Naires, o representante do Prefeito Arnaldo Cardoso, senhor Ocean Oliveira, do Secretária Adjunto de Administração e Finanças, Jean Freitas, da Secretário Adjunta de Cultura, senhora Ana Suzane, da Secretária Municipal de Educação, Gabriela Chaves, do presidente da Academia de Letras da cidade de Magalhães de Almeida, Prof Gilberto Wagner,   o senhor Pedro Portela, membro da Academia Brejense de Artes Letras, de Delmar Carneiro e Herbet Castelo Branco, ambos membros da Academia Chapadinhense de Letras, do Coronel Sebastião Bispo Lopes e do procurador Teodoro Peres, ambos da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), do secretário de educação de Magalhães de Almeida e do senhor Frederico Torres, membro da Academia de Letras do Vale do Longá, de Barras-PI.




 A mestre de cerimônia convidou o Procurador de Justiça Teodoro Peres, representante da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares do Maranhão – AMCLAM, mais velhos entre os imortais, para presidir os trabalhos iniciais da mesa. Às 18h30, ele declarou abertos os trabalhos da sessão de posse dos membros fundadores da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciência, em conformidade ao Estatuto e convoco o secretário da ABALC, Francisco das Chagas Carvalho Nunes, para fazer a leitura dos nomes pela ordem numérica das cadeiras que eles ocuparão.

Dr Teodoro Peres, da AMCLAM

São 22 membros fundadores, sendo que apenas 16 participaram dessa sessão solene:

Ocupante da cadeira n°1 – Artista e poeta Francisco Edivaldo Santos de Macedo. - Patronesse: Inácia Vaz

Ocupante da cadeira n°2 – Professor e poeta Francisco Luís das Chagas Rocha. - Patrono: Aristotelino Carvalho Lago (Lili Lago).

Ocupante da cadeira n°3 – Escritor e advogado Djalma Moura Passos. Patronesse Ana Arina de Melo Silva.

Ocupante da cadeira n°4 – Ator e diretor Domingos Elias Souza Silva; - Patrono: Benedito Ferreira de Jesus (Bill de Jesus);

Ocupante da Cadeira nº 5 - Horocídio Marques de Sousa Filho.  Patrono: Horocídio Marques de Sousa;

Ocupante da Cadeira nº 6 – Escritor, Professor e jurista Benedito Ferreira Marques. Patrono Plínio Ferreira Marques;

Ocupante da Cadeira nº 7 – Escritor, procurador de Justiça e advogado Raimundo Ferreira Marques. Patrono: Antônio Carlos Ferreira Marques.

Ocupante da Cadeira nº 8 – Artista popular Francisca das Chagas Marques Ferreira. Patrono Francisco Alves Ferreira (Mestre);

Ocupante da Cadeira nº 9 – Profa Dra. Maria de Fátima Lires Paiva. – Patronesse: Carmem de Freitas Costa;

Ocupante da Cadeira nº 10 – músico e compositor José Clovis Bastos Nunes.

Patrono: Dr. Smith Braz.

Ocupante da Cadeira nº 11 – Professora e poetisa Sofia das Chagas Rocha. – Patrono: Isaque Zefirino da Rocha.

Ocupante da Cadeira nº 12 – Poeta e músico Antônio Matheus Santos Cardoso. Patrono: Hélio da Costa Almeida;

Ocupante da Cadeira nº13 – Professor, químico, farmacêutico e jornalista Aliandro Carter Silva Borges. Patrono: José Pereira Borges.

Ocupante da Cadeira nº14 – Professora e escritora Dra. Regina Helena Martins de Faria. – Patronesse: Berenice Martins de Faria.

Ocupante da Cadeira nº 15 – Professor e poeta Francisco das Chagas Marques Barroso. – Patronesse: Maria das Dores de Jesus Costa (Profa Dores);

Ocupante da Cadeira nº 16 – Professor e poeta Francisco Júnior Marques de Araújo. - Patrono José Maria Brito de Araújo (Zuzinha);

Ocupante da Cadeira nº 17 – Professor, poeta e artista Wilson dos Santos Chagas. – Patronesse: Elza Maria Magaldi Machado;

Ocupante da Cadeira nº 18 – Professora e poetisa Francisca Jacira Freire de Sousa Bastos. Patrono: Padre Júlio de Freitas Costa.

Ocupante da Cadeira nº 19 – Professor Francisco das Chagas Carvalho Nunes. – Patrono: José de Ribamar Machado;

Ocupante da Cadeira nº 20 – Poeta, escritor e crítico literário Francisco Carlos Moraes Machado. Patrono: José Linhares de Araújo.

Ocupante da Cadeira nº 21 – Advogado, escritor e cordelista Reginaldo Cardoso da Silva (Reginaldo Veríssimo).  – Patrono: Antonio Carlos Barreto.

Ocupante da Cadeira nº 22 – Professora Odilene Teixeira Azevedo. – Patrono: Raimundo de Assis Azevedo (Faquinha);

Dando continuidade à Solenidade, o acadêmico Raimundo Ferreira Marques foi convidado para proferir o discurso de posse, representando a todos os membros da ABALC.


Após declarado empossado, o Presidente da ABALC, Aliandro Borges, assumiu os trabalhos da mesa e proferiu seu discurso, saudando os presentes e destacando a importância e objetivos da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciência. (Clique aqui e leia a íntegra do discurso). Logo depois, foi concedido a palavra aos componentes da mesa de honra.

O encerramento da Sessão Solene de Posse dos Membros se deu com a encenação de “OS CORRUPIÕES DA CHAPADA”, uma alusão aos imortais da ABALC, um texto original de Wilson Chagas e por ele também interpretado na ocasião.
Vídeo 1


Vídeo 2



 Todo o evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Buriti-MA e da Secretaria Municipal de Cultura com toda sua equipe, além da cobertura Secretaria de Comunicação do Município (SECOM).

MAIS SOBRE A ABALC

Fundada, em assembleia na sede da AMIB, em 30 de novembro de 2019 com 22 membros fundadores, num total de 40 cadeiras estatutárias. São escritores, advogados, professores, poetas, artistas populares, compositores musicais e jornalistas nascidos, com título de cidadão buritiense ou que moram no município.

O objetivo deste Sodalício de Inácia Vaz é disseminar o conhecimento, os saberes, valorizar a produção literária local,  difundir e estimular as atividades literárias hábito da leitura.

DIRETORIA DA ABALC

Presidente - Aliandro Carter Silva Borges

Vice-presidente - Francisco Luis das Chagas Rocha

1º Secretário - Francisco das Chagas Carvalho Nunes

2º Secretário - Francisco das Chagas Marques Barroso

1º Tesoureiro - Wilson dos Santos Chagas

2º Tesoureiro - Francisca Jacira Freire de Sousa Bastos,

Relações Públicas - José Clovis Bastos Nunes

 CONSELHO FISCAL

Membros efetivos:

-Raimundo Ferreira Marques

- Sofia das Chagas Rocha e

- Francisca das Chagas Marques Ferreira

Suplentes: 

- Odilene Teixeira Azevedo

- Antônio Matheus Santos Cardoso.

VEJAM MAIS FOTOS







































Comentários

  1. Analisando os intectuais da Academia,tem uns idosos filhos de Buriti, que tiveram a oportunidade de fazer muitas coisas por Buriti e nada fizeram. Agora os intectuais estão pousando tirando fotos se notabilizando,com suas consciências pesadas ou remocos pela INGRATIDÃO cometida em desfavor da nossa querida cidade Buriti de Inacia Vaz.

    ResponderExcluir
  2. Tem letrados intectuais que compõe os imortais da Academia de Buriti,que não são mais aplaudidos por onde passaram! Agora querem aplausos do Buritienses pensando que somos sem conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Um solenidade só com os membros da Academia e alguns familiares! Faltou o público.

    ResponderExcluir
  4. Solenidade sem público é uma prova da rejeição do povo.

    ResponderExcluir
  5. A maioria dos membros da Academia não tem conhecimento para ser membro de uma academia. É uma vergonha!

    ResponderExcluir
  6. Esses aí não entendem nada de Natureza, quem já viu Corrupião da Chapada, uma ave que tem com hábitat a matas de palmeiras e em especial a Carnaubeira, palmeira que é da beira rio. Quanta aos que se dizem da Chapada, outra balela, pois devastaram todo o Chapadão e nenhum desses aí levantou qualquer bandeira em defesa do Cerrado, ainda teve um desses que se diz defensor dos Morros do Garapa, apenas. Esse Aliando gosta mesmo é de sair na foto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.