Raimundo Pachola, normalmente tratado e conhecido de toda a Buriti da minha bela Infância foi o Engraxate mais popular daquela época. Seu ponto de trabalho diuturno de Janeiro a Janeiro era num cantinho do saudoso CORETO, onde a nossa Banda de Música executava suas atividades, principalmente no período do Festejo de SANT'ANA, todavia também pela comemoração do aniversário da cidade e de outras grandes datas.
Sendo o Coreto o local de encontros mais buscado, pelos casais de namorados, pelas famílias, pois era aprazível, com um serviço de Bar e Lanchonete, era excelente para o nosso Amigo Pachola, que tinha gratuitamente assegurada a localização da sua Empresa, uma Caixa de madeira, com as latinhas de graxa de cores preta, marrom e branca e as demais ferramentas, um banquinho chamado tamborete para os clientes e outro bem menor, para ele.
Raiava o dia e lá estava o nosso engraxate em seu labor, simpático, mesmo com os brincalhões da época, que inventaram uma cantiga nada elegante, para espicaçar um profissional esmerado e educado.
Normalmente meninos ou rapazolas eram os seus perturbadores sem graça a cantarolarem uma música sem melodia : Pachola, vitrola, caixola, cu de mola, em razão de ser ele um gordo de quadris e nádegas moles, além de gostar de assobiar suas músicas preferidas. Ele somente olhava para os que tentavam atrapalhar o seu trabalho, com os gracejos sem graça.
O apelide PACHOLA não combinava com a pessoa, tendo em vista que era um trabalhador exemplar, mas segundo ele foram seus irmãos que inventaram. Não sabia o que significava, então não se ofendia.
Curioso, eu visitei as páginas do meu dicionário em um dia de sábado, sem aula, posicionei-me cedo na frente do Coreto, para esperar alguns dos meus colegas brincalhões, que não tardaram a chegar. Fui ao encontro deles e lhes perguntei se sabiam o que era um PACHOLA e, como eu imaginava, ninguém sabia. Perguntei em seguida se eles achavam que uma pessoa que trabalhava todos os dias era PREGUIÇOSO e a resposta foi negativa.
Esclareci a imprecisão do apelide e pedi que respeitassem o nosso conterrâneo e amigo, que era digno da nossa admiração e que tantas vezes tinha nos sido útil com a sua arte de engraxar os nossos surrados sapatos e alpercatas, mesmo sendo pago pelos seus serviços. Todos concordaram e aceitaram pedir desculpas ao nosso Raimundo Pachola e ele abriu um sorriso de agradecimento dizendo, DINADA, eu núm mim zanguêê cúm roceis não.
Depois daquele dia o engraxate Raimundo Pachola, teve aliviadas as gozações, pois aprendeu reagir às traquinagens perguntando para as pessoas se eles sabiam o que era um Pachola e, já que em geral ninguém sabia mesmo, ele explicava e assim continuou sendo chamado pelo codinome, porém a música nunca mais foi cantada.
Numa bela tarde, fui surpreendido pelo PACHOLA, que foi a nossa Casa e falou para o meu Pai, que ele tinha um filho que já era um OMIZINHO, Eu, após contar o que havia feito em seu benéfico e acrescentou que a partir daquele mesmo dia, os meus sapatos engraxados ou consertados por ele, seriam DIGRAÇA.
Papai riu, ficou sério e agradeceu o gesto nobre dele e disse - lhe, que continuasse a receber os valores dos seus serviços, chamando - me em seguida para um abraço, dizendo - se muito ORGULHOSO da minha atitude. Foi a minha segunda defesa quando menino, em favor de uma pessoa humilde, a primeira havia sido a da minha inesquecível dona Maria Francisca, a LAZARINA.
PACHOLA continuou o seu caminhar laborando no mesmo ofício e faleceu quando eu ainda era um estudante da Escola Técnica Federal do Maranhão, deixando saudade e uma ausência sentida para os que o conheceram e acompanharam a sua trajetória de buritiense humilde, sério e trabalhador. Eu lamentei e comovi-me com sua partida para o Oriente Eterno.
RAIMUNDO PACHOLA, por você fazer parte da História de HONRADEZ da nossa cidade, eu o HOMENAGEIO com o Título de O ENGRAXATE ESPECIAL E MARCANTE de BURITI.
Obrigado de ❤ pela leitura e prestígio dado a minha Coluna, estimado(a) amigo(a) Anônimo(a) !
ResponderExcluir🙏🏼🙏🏼🙏🏼
MINHA GENTE EU COMO UM CIDADÃO BRASILEIRO FILHO DE BURITI NÃO TINHA VISTO TANTA FALTA DE CARATER DE CENTENAS DE PESSOAS NO ANIVERSÁRIO DO PREFEITO ARNALDO CARDOSO, GENTE PELO O AMOR DE DEUS PESSOALZINHO SEM CARATER PESSOAS DO PRIMEIRO ESCALÃO DO EX PREFEITO NALDO BATISTA EM PESO BABANDO O PREFEITO ARNALDO, AMIGOS É FIM DE TEMPO ONDE JA SE VIU TANTA FALTA DE VERGONHA DESSE PESSOAL QUE O NALDO BATISTA DEU A MAIOR CONDIÇÕES DE TRABALHOS E VIR ONTEM BABANDO O ATUAL PREFEITO E AINDA TOMANDO ESPAÇO DOS SEUS ALIADOS.
ResponderExcluirAMIGOS QUERO LHES DIZER QUE EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊ TEM QUE TER PERSONALIDADE PQ DINHEIRO NÃO É TUDO POIS VIR COM MEUS OLHOS CENTENAS DE CRÍTICAS DESTES 20 SAFADOS QUE ANDAM SE OFERECENDO PARA O PREFEITO TENHAM VERGONHA NAS CARA DE VOCÊS E PROCUREM TRABALHAR
É anonimo caráter vem de berço pois eu acho que são mesmo uns cara de pau pois todos nós sabemos que todos aqueles 20 que alí estavam babando o prefeito ARNALDO CARDOSO eram pessoas do alto escalão do ex Prefeito NALDO BATISTA INCLUSIVEL irmãos que deveriam tomarem vergonha na cara mais é assim.mesmo visitaram mamar nas tetas da prefeitura agora cabe o Prefeito ARNALDO CARDOSO dá um gelo neles pois na boca deles o ARNALDO era um liso mais o pior é que são atrevidos tomam é a frente de tudo o Luizinho CAITANO o prefeito não pode cagar que ele apanha a bosta e por conta disso os aliados da base do Arnaldo procurando outro rumo para eleições vindoras que teremos um buritiense nato como candidato que chama se DEUSARNIZINHO é ele papai
ExcluirFIQUEM DE PLANTÃO
ResponderExcluirNA MADRUGADA DO DIA 20 DE NOVEMBRO UMA BOMBA VAI EXPLODIR EM BURITI FAZENDO UM ESTRASALHO TERRÍVEL SO DEUS NA CAUSA.
PODE SER ATE ANTES