Coluna SEGUNDA ANÁLISE - PUXA-SACO

*Por Anaximandro Silva Cavalcanti

PUXA-SACO

Falso elogio que alimenta a vaidade e arruína uma cidade

 Puxa-saco, popularmente conhecido como Adulador ou Bajulador, uma pessoa sem ética e incompetente para subir na vida através dos próprios méritos. Um ser que não tem estima nem por si e nem pelos outros, e geralmente seu tempo é tomado por tudo, menos pela dedicação ao trabalho, ao aprendizado e ao aperfeiçoamento da própria função. São parasitas que florescem a sombra de quem tem poder.

Infelizmente, a grande maioria dos políticos, principalmente os detentores de mandatos, adora a companhia da tradicional figura do bajulador, e se tornam vítimas passivas de informações distorcidas, induzindo-as ao erro ou a injustiça, por conta de se deixar influenciar pela ação de assessores puxa-saco, que via de regra, despreparados, buscam nesta vergonhosa ação, aproximar-se do poder. Esta prática trás prejuízo para uma administração e consequentemente danos irreparáveis para uma sociedade. Por conta do lambe botas, servidores altamente qualificados são menosprezados ou simplesmente ignorados por gestores públicos, pessoas são perseguidas na administração pública por pertencerem a outro partido. Funcionários são colocados em funções marginais por conta da fofoca ou da falta de escrúpulo de um maldito puxa-saco.

O profissional de bajulação torna-se tão versátil que, mesmo em ocasiões de troca de poder, facilmente consegue inverter a situação a seu favor. Não importa o vencedor do pleito. Transforma-se rapidamente em fervoroso defensor da bandeira de quem esteja no comando. Outros são tão apelativos que quase sempre deixam seus superiores em situação comprometedora ou constrangedora.

Três passos para detectar um puxa saco:

a)    Acentuada flexibilidade na coluna, pronta para concordar com tudo que seu chefe fala em forma de complemento oriental;

b)   Excessivo derramamento de elogios, sugestões (mesmo descabidas);

c)    Sorrisos e ternura com o ser protegido, podendo ainda, em situações de contrariedade, tornar-se agressivo na defesa de seu patrão. 

Neste momento de grande turbulência, peço aos nossos deputados, ao nosso governador, e ao nosso Prefeito, inteligência e discernimento, e ao povo que convive com os puxa saco, aos mais humildes e perseguidos servidores públicos injustiçados, e a todos os funcionários de todas as autarquias, muita paciência.  

Comentários

  1. Apesar da tentativa de justificar contrário, o certo é há muitos bajuladores, puxa-saco em Buriti, atualmente, podemos dar nomes como Luizinho Caetano o adulador, Zé Francisco péla-saco, Abimael raposa adulador, etc.

    ResponderExcluir
  2. ESTRANHO o Deputado Aluisio Mendes não pedir votos para o candidato ao governo LAHESIO BONFIM, nem citou o nome do evangélico.

    ResponderExcluir
  3. E o ex prefeito Rafael Mesquita, agradecendo o apoio da Iracema e do Aluisio, o Aluisio e a Iracema, por sua vez, agradecendo o apoio do Rafael. Parece até coisa de sociedade combinada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.