Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – MEU AMIGO BABÁ, UM CAÇADOR E MÚSICO INFALÍVEL

Osmar Pereira de Moraes, conhecido no Povoado LARANJEIRAS e nas redondezas, como dizia o meu Avô Ângelo Pio Passos, por BABÁ, tendo em vista que era o irmão mais velho de um Grupo de OITO, filhos do Casal Raimunda Furtado Passos e Zacaria Pereira de Moraes. BABÁ é filho do seu Zacaria e da sua primeira esposa já falecida na época. Em virtude de ser o mais idoso dos seus irmãos e também muito ligado a mim e ao meu mano Wilson, ele era o nosso guia nas brincadeiras no Rio Preto, que na minha infância era perene desde a sua nascente no povoado Angelim, nos jogos de Futebol de Campo - eu jogava e era um temido Lateral direito que fazia gol - nas passarinhadas e até caçadas de Veados, de Tatus, de Tatuchinas, de Pacas, de Cotias e de Mambiras.
Era uma diversão muito lucrativa.


Babá também foi o nosso INSTRUTOR quando adquirimos a nossa primeira bicicleta, já que Papai só sabia andar na garupa. Também nos ensinou a atirar de espingarda bate bucha e de baladeira, ele era exímio atirador. Acertava Nambus, Juritis, Jacus, Rolinhas, Jaçanãs Periquitos e Maracanãs em pleno voos. Nos ensinou também a pescar de tarrafa, de jequi, de cofo, de anzol e de facho à noite.


Quando saíamos para passarinhar, caçar ou pescar, Mamãe e Tia Diquinha, a mãe dos primos e madrasta de Babá, que ele a chamava de Mamãe, já sabiam que teria novidade no almoço ou no jantar. Nunca falhamos, graças às habilidades do nosso ÍDOLO Babá. No Festejo de Sant'Ana, antes da nossa primeira bicicleta MERCKSUISSE, alugávamos bicicletas do PACOTE, um grande Ciclista buritiense, sobre o qual eu já escrevi, e o Babá era quem as pilotava, conosco na Garupa, os menores iam um na Garupa e outro no varão. Era um Passeio espetacular, para nós e Babá nunca demonstrava sinais de cansaço, era forte e bondoso. Com a sua dedicação a nós, ganhava além da nossa amizade, o agradecimento, admiração e um pirulito, um copo de Garapa de cana de açúcar com pão da garapeira do seu Ademar, ou uma Rodada no Carrossel do seu João Queiroz, que também já foi tema desta Coluna.


O Babá, além desses atributos, era um Caçador de corações das garotas e até de senhoras que derramavam a água da bacia, como falava o meu Pai, em relação às casadas infiéis. Teve várias namoradas, inclusive uma Afilhada de Papai e de Mamãe e minha comadre de Fogueira, que morou por alguns anos em nossa Casa, a Lourdinha. Ele a ajudava Pilar Arroz no Pilão e, com isso angariava a estima dela e vários favores, como recompensa. Possuía ainda outros dois dotes que encantava a todos: assobiava muito bem e tocava com uma folha de tangerineira nos lábios imitando um Clarinete, fazia festas e aprendeu também tocar Violão. Cantei muitas vezes acompanhado por ele nesse instrumento.


Foram muitos anos desempenhando essas atividades, até que decidiu casar-se, passando a ser um homem sério, dizia ele. Trabalhador rural lutou e conseguiu comprar uma pequena propriedade limitando-se com o Povoado LARANJEIRAS, onde fixou residência e produziu muitas benfeitorias e alimentos, além de vários filhos . Hoje, com seus 82 anos de vida, aposentado, ainda trabalha.


De CAÇADOR, virou Protetor de Aves e Animais silvestres não permitindo que seus filhos matassem nenhum desses viventes, para os quais instalou bebedouros e área de alimentação, que ele mesmo cuida com muito CARINHO e respeito pela Natureza Criadora. Somos compadre também de Fogueira, entretanto é como se fôssemos CUMPADE D'ALMA, segundo ele diz. Sempre que visito LARANJEIRAS, eu passo na sua residência para um ABRAÇO e relembrarmos o nosso passado com saudade e boas gargalhadas.


Meu amigo e Ídolo BABÁ, pelo desvelo e AMIZADE que VOCÊ teve comigo, com os meus irmãos, com o meu Pai e com a minha Mãe, eu o HOMENAGEIO com o Título SIMBÓLICO de OSMAR PEREIRA DE MORAES, UM HERÓI ESPECIAL LARANJEIRENSE DA MINHA INFÂNCIA.

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.