Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – UM ESPETÁCULO EMOCIONANTE DE ARTE TEATRAL E HISTÓRICA


O dia 23 de novembro de 2022 ficou gravado na mente de todos os buritienses que compareceram no Centro de Apoio Pedagógico - CAP de Buriti para assistirem uma Solenidade de Homenagem a Professoras e Professores do Complexo Educacional CARMEM COSTA durante muitos anos, com Amor e Dedicação à nobre arte de Ensinar e de Aprender com os seus alunos. Devotados e vocacionados no verdadeiro sentido, haja vista que todos os homenageados ultrapassaram em média no mínimo QUARENTA E CINCO ANOS de bons serviços prestados à população da nossa terra, mesmo sendo muitas vezes irreconhecidos pelo seu trabalho.

O brilho da solenidade começou a partir do Título da homenagem, Projeto Flores em Vida, muito bem pensado e lavado concretamente a efeito, uma vez que homenagens pós-Morte, têm o seu valor simbólico para os familiares, no entanto é irrelevante e sem nenhum sentindo para o homenageado, que já está em outra dimensão. Discordo desde sempre, da proibição de se prestar homenagem às pessoas vivas que desempenharam com honradez, funções públicas ou colaboraram espontaneamente com o progresso e com a história de uma cidade, de um estado ou da nação brasileira.

E prosseguiram as baluartes Professoras que formaram uma Equipe de escola do Carmem Costa, coordenada pelas vocacionadas professoras e Atrizes de Primeira Grandeza, Esterlane Meneses de Carvalho, Eliane Rosa e Débora Rosa que não só dirigiram o magnífico espetáculo, mas protagonizaram uma beleza de interpretação digna de ser apresentado em qualquer Teatro do Universo.

Dirigiram também e tenho certeza de que trabalharam com denodo e afeto durante dias, o grupo de Crianças que apresentou com esmero a peça Corrupião da Chapada, baseada no Livro do conterrâneo Professor, escritor e poeta, membro da ACADEMIA DE ARTES LETRAS E CIÊNCIAS da nossa terra, Benedito Ferreira Marques, um dos homenageados. Realmente um Lamento que levou muitos dos participantes às lágrimas, dentre eles, o meu confrade e irmão Raimundo Marques, que confessou e eu, que tive a ajuda da minha amada esposa Andréa, que me lembrou a usar o lenço, para enxugar o rosto.

Parabenizei todas as crianças participantes e em especial a Pequena, Grande e Fantástica ATRIZ Adriele, que sem sombra de dúvida já é uma ESTRELA FLAMEJANTE a luzir no Céu de Buriti, como diria a minha inesquecível amiga Arina Melo.

A peça histórica, que reascendeu o debate sobre Inácia Vaz, apresentada pelas três Atrizes Professoras já mencionadas, reafirmo que foi um primor TEATRAL, que também as inserem no espaço Celestial buritiense com brilhou destacado.

Impelido ainda pela Emoção que vai morar para sempre no meu relicário mais profundo, a minha Mente, a minha Alma e o meu Coração, eu Homenageio todos os participantes desse Grupo de Ouro do Complexo Educacional CARMEM COSTA, composto pelas Professoras e Alunos, com o Título Honorífico de GRUPO CONDOREIRO DA ARTE TEATRAL BURITIENSE.

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.


Comentários

  1. Dr. Djalma Passos, flores em vida foram para os profissionais da Educação e não para os professores e professores da educação. Se o senhor estivesse bem atento teria observado a alegria e felicidade do Sr. Pachico em ser homenageado, porque os servidores AOSDs, Agentes administrativos, vigias, também contribuem na educação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.