Conselho Comunitário Pacto pela Paz é empossado em Buriti-MA


Na manhã da última quarta-feira, 06 de dezembro, representantes das forças de segurança pública e sociedade civil se reuniram no auditório do da AMIB – Associação dos Amigos de Buriti para a solenidade de posse do Conselho Comunitário pela Paz (CCP).

O Conselho é uma associação de cooperação voluntária constituídas por pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir e propor soluções conjuntas aos problemas relacionados à segurança e demais direitos sociais, a fim de promover uma cultura da Paz, com respeito às leis e aos direitos humanos.

Os Conselhos Comunitários pela Paz são canais de participação popular em assuntos ligados à Segurança Pública e aos Direitos Humanos em seu sentido mais amplo. Eles têm caráter consultivo e devem promover a integração das instituições policiais com a comunidade e desta com a polícia, restituindo a credibilidade de ambos e transmitindo confiança e sentimento de segurança. A aproximação entre polícia e comunidade deve contribuir para a construção de uma relação de respeito mútuo entre policiais e cidadãos.




25 pessoas da comunidade de Buriti-MA voluntariamente se apresentaram para formar o CCP e elegeram a seguinte diretoria:

– Socorro Melo – Presidente
– Valdilene Rocha – Vice-presidente.
– Prof. Magno – 1º Secretario.
– Neucivania – 2ª Secretaria.
– Vanusa Flora – Diretor de Assuntos Sociais.

Os demais são conselheiros efetivos. 

“Com a posse definitiva aumentam as responsabilidades, conjuntamente, com o Poder Público e a Sociedade Civil, para que possamos realizar algumas demandas, que visam a melhoria no Sistema de Segurança Pública em prol da comunidade buritiense”, destacou a presidente do CCP Socorro Melo.

Socorro Melo, presidente do CCP.

“Agradecemos a presença do Coordenador Executivo do Programa Pacto pela Paz, delegado Dircival Gonçalves, do Cel. Waldey Lemos, do Ten. Hilton Baldez; e dos membros natos locais, comandante da PM Sgt. Chagas Nascimento, do Delegado de Polícia Civil Josemar Rocha, do Comandante da Guarda Municipal Geovane Torres e demais autoridades que se fizeram presentes a este evento, que aconteceu da melhor forma possível, em todos os seus aspectos, graças ao empenho de todos os Conselheiros.”, concluiu a presidente.

Os conselhos comunitários se encaixam na orientação do art. 144 da Constituição Federal do Brasil, quando diz que a preservação da ordem pública é dever do Estado, porém, direito e responsabilidade de todos. Contudo, a ideia do Conselho Comunitário pela paz surgiu para criar um espaço onde todos poderiam se reunir e pensar estratégias de enfrentamento dos problemas de segurança, tranquilidade e insalubridade da comunidade, orientados pela filosofia de polícia comunitária.

Mais imagens da solenidade





























Comentários

  1. Qual a função desse conselho? Como tá a atuação em campo? Como vem agindo sua epique na comunidade? Pq nunca ouvi falar, só vejo aqui no blog para receber título e tirar fotos. Jovens vamos atuar nada melhora sem ação é trabalho.

    ResponderExcluir
  2. De 4 em 4 anos resurge essa movimentação em nome do Conselho de Segurança, mas por coincidencia somente as vésperas das eleições estaduais/federais. Depois cai no OSTRACISMO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.