PF deflagra operação contra fraudes ao Auxílio Emergencial no Maranhão e prende investigado com mais de R$ 300 mil

A Polícia Federal deflagrou a Operação Baluarte na manhã da última quinta-feira 16/3, em Bacabal/MA (340km de Buriti), com o objetivo de combater fraudes ao Auxílio Emergencial, um benefício social criado para ajudar pessoas em dificuldades financeiras devido à pandemia da COVID-19. Durante a operação, foi realizada uma busca e apreensão, bem como a prisão preventiva de um suspeito.

Durante a busca, foram apreendidos documentos falsos, instrumentos utilizados para falsificação, R$302.335,00 em espécie sem declaração de origem lícita, 129 munições calibre .38 sem autorização legal, além de araras e pássaros da fauna silvestre sem a devida autorização/licença/permissão de autoridade competente.

Foto: Divulgação PF

Também foram decretadas medidas de sequestro de bens e bloqueio de valores para ressarcir o prejuízo causado aos cofres da União em razão da fraude.

Na investigação, verificou-se que os valores provenientes do Auxílio Emergencial eram suprimidos das contas das vítimas e destinados ao pagamento de boletos bancários, cujo destinatário principal está sob investigação.

A Operação Baluarte é parte da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), que envolve a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a CAIXA, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

O suspeito está sendo investigado pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Comentários