Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – A FALTA DO SINO DA IGREJA MATRIZ


Eu estava relendo a obra de Ernest Hemingway, Por quem os Sinos dobram e senti o clarão de uma centelha vinda da torre da Igreja Matriz de Sant'Ana me transportando para a minha infância e vi-me repentinamente no meio da Praça Felinto Faria ouvindo o Badalar do SINO da nossa Igreja, comprado com a renda adquirida nos leilões promovidos pelo Saudoso padre Manoel Prestes de Lima, Pároco de Buriti, com as joias que eu e os alunos das Escolas daquela época conseguíamos por doações dos nossos lavradores dos vários povoados deste município. Era esse SINO que anunciava as Missas, os Batizados, as mortes e as horas para os habitantes da zona urbana, diuturnamente. Quanta saudade daquela época em que a CORRUPÇÃO e o ENRIQUECINENTO ILÍCITO não eram a meta dos Prefeitos buritienses! E posso afirmar, como dizia o poeta Gonçalves Dias: meninos, eu vi!

O livro em comento, conta as agruras vividas por dois adolescentes da Inglaterra e da Alemanha que se alistaram para a guerra com a esperança de que o conflito terminasse o mais rápido possível. Neste meu sonho, vi o SINO local chamando a patuleia, todos nós que formamos a comunidade local para uma tomada de consciência que nos faça agir na defesa do nosso patrimônio que está sendo dilapidado em razão do enriquecimento vertiginoso do Gestor escolhido para administrá-lo obedecendo os princípios da legalidade, como jurado por ele nos palanques eleitorais, argumentando inclusive que a sua bandeira era o Caráter de um homem Pobre, Liso e Humilde cidadão que só visava salvar a nossa cidade das mãos dos maus, todavia, ledo engano.

Nesta cruzada é necessária a união de todos nós, jovens e idosos, pois segundo o Salmo 92.14, "Mesmo na velhice, os Justos darão frutos, permanecerão viçosos e verdejantes ". Não há tempo a perder, pois a deterioração do nosso município está ocorrendo na velocidade motriz da ganância criminosamente voraz tão espantosa, como diz o jargão popular antiquíssimo: o Incendiário compra tudo, até casa pegando fogo.

Se os Reverendos Padres modernos aboliram os Sinos da nossa Paróquia, ouçamos o Badalar do SINO do passado que ainda ecoa nos ouvidos dos buritienses de Outrora e gritemos todos em uníssono para que surta o efeito desejado:

VADE-RETRO Enganador!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários