Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – ANTONIO CINÉSIO, MENTE FANTÁSTICA E MESTRE NO AMOR

Relendo Carlos Drummond de Andrade que afirma, “Pois, de amor andamos todos precisados! Em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente ", lembrei-me do meu amigo Antonio Cinésio do povoado Barro Branco, um cidadão de 89 anos e quatro meses de uma Vida entremeada de AMOR, de bondade e de exemplos que eu chamo de Lições de Vida. Portador de uma memória espetacular, conhece e mantém viva a história   de Barro Branco e dos povoados vizinhos com detalhes, nominando pessoas e acontecimentos marcantes da região. Eu o chamo de Arquivo Humano ambulante.

Casado em segundas núpcias em decorrência de uma viuvez, teve o infortúnio de ver sua segunda esposa acometida de uma grave doença     física que lhe impede a locomoção. O bondoso e amoroso companheiro não se intimidou e nem se desesperou com esse revés, ao contrário assumiu a função de cuidador da sua esposa, desde a sua movimentação, cuidados higiênicos incluindo o banho corporal completo, a troca de roupas e a medicação na hora certa, com amor, com carinho e com respeito, sempre mantendo o bom humor e agradecido ao Senhor nosso Deus pela Vida e pelas suas condições físicas e mentais.

Quase diariamente, Antonio Cinésio percorre os povoados Nova Esperança e Barro Branco, pedalando a sua Bicicleta, seu meio de transporte, visitando os seus amigos, que eu diria sem medo de errar: todos os barrobranquenses, sendo sempre bem recebido, pois dissemina alegria com o seu sorriso e muitas vezes com presentes - frutas ou legumes produzidos no seu pequeno pomar localizado no quintal da sua casa. Quando estou em Barro Branco eu o visito e recebo as visitas dele que funcionam como a aplicação de um energético de estímulo ao meu CAMINHAR TERRENO, ao sentir naquele Senhor tanta sabedoria e pureza, tanta bondade, tanta gentileza e tanto amor.

Além da minha Admiração e Apreço, meu amigo Antonio Cinésio, eu quero, usando a liberdade de um humilde aprendiz de escritor, homenageá-lo com o Título de ANTONIO CINÉSIO, MENTE FANTÁSTICA E MESTRE NO AMOR.


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários