Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – EU, BURITI, O FESTEJO E A MINHA GENTE

Ainda inebriado de tanta alegria e contentamento que vivi no Festejo de SANT'ANA na nossa Buriti querida na versão 2023, dei uma vista d'olhos em Aristóteles, Sócrates e Platão, e todos eles, têm praticamente a mesma visão sobre a AMIZADE. Aristóteles dedicou um estudo muito abrangente sobre este tema em dois livros e segundo a sua compreensão " a Amizade é recíproca e reconhecida, não é suficiente que alguém deseje o bem a outra pessoa: ela tem que desejar o bem de volta, e ambos têm que que reconhecer essa boa vontade mútua. Convém então, que um tenha boa vontade com o outro e se desejem todo o bem, e que estendam isso um ao outro.

Diante dessa análise e sentença filosófica aristotélica, confirmei que a minha Gente buritiense é linda e torna a nossa Terra a mais bela de todas. Parto da nossa ACADEMIA DE LETRAS para traçar um pequeno perfil  do nosso povo, começando pelos meus diletos amigos confrades Presidente Aliandro Borges impecavelmente um gentleman em todos os sentidos,  Raimundo Marques, Wilson Chagas o grande idealizador dos nossos Pelerines que nos tornaram os CORRUPIÕES DA CHAPADA, o Professor Evaldo, grande poeta, Deusaniro Júnior, confreiras e diletas amiga Jacira Freitas, Sofia Chagas, Odilene Faquinha e Regina Farias, sempre suaves e distintamente carinhosas, destaques que faço sem desmerecer nenhum dos outros Confrades e nenhuma das outras Confreiras.

Depois de participar da maioria das festas da cidade, com destaque para a movimentada  IV LEITOADA que tem uma história Notável e Engraçadíssima, da Festa Encontro dos Filhos e Amigos de Buriti onde se juntam as várias Gerações de buritienses, muitos deles vivendo longe do nosso Torrão Sagrado, todavia sem medirem esforços para comparecem ano após anos, a esta maravilhosa Congregação de Amizade tive a certeza que essas Festas  funcionam como uma CURA milagrosa através dos abraços e beijos trocados entre todos nós  e expulsam as comorbidades existentes em cada um de nós, comprovando que estamos vivendo a Amizade exatamente de conformidade com a visão e entendimento desposado pelos pais da Filosofia aqui apontados.

Nessa duas Festas em especial, vi, abracei e beijei tantas amigos e amigas que é impossível mencionar o nome de cada um,   em razão também  do espaço no entanto tentarei fazendo um teste da  minha razoável memória para apontar: minha Filha Allinne, minha Neta Yasmin, minhas amigas Jacira Freire, Odilene FAQUINHA, Sofia Chagas, Regina Faria, Elizabeth Faria, Léa Faria, Nóris Faria, Delma Cunha, Raquel Cunha, Selma Cunha, Amélia, Clarisse Braga, Maria José Braga, professora Valdilene, Ana Paula Oliveira, Alvanêde Costa, Regina Carvalho, ZUILA, Santana Passos, Expedita Passos, Silvana Passos, Alberlândia Passos, Idinete Machado amiga e animadora de qualquer ambiente festivo a quem também amo e admiro e ANDRÉA COSTA. Amigos, MANIM, Demétrio Rêgo, Aliandro Borges, Raimundo Marques, Revetria, Francisco Passos, André Corsino, Cristiano Marques. Conforme eu avisei, ainda que eu lembrasse de todos, não haveria espaço para anotar o nome de todos, entretanto todos aqueles e aquelas que eu tive a honra e o prazer de ter abraçado e beijado, têm o meu respeito, o meu Amor e o meu carinho!

Reafirmo considerar uma Bênção do Senhor nosso DEUS poder gritar para o Mundo inteiro ouvir: sou Feliz por viver em harmoniosa sintonia: EU, BURITI, O FESTEJO E A MINHA GENTE!



SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.


Comentários