Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – EU, O INCONFIDENTE TOMÁS ANTONIO GONZAGA


Eu iria completar doze anos em novembro de 1959 e no dia sete de setembro do mesmo ano havia representado Tomás Antonio Gonzaga, de Marília de Dirceu nas Comemorações da INDEPENDÊNCIA do Brasil em frente do prédio da Prefeitura Municipal da minha Buriti querida, relembrando também a luta aguerrida de vários heróis brasileiros, dentre eles este que eu incorporei.

Destaco aqui um trecho da minha fala:

      “Não sei, Marília, que tenho,

depois que vi o teu rosto,

pois quanto não é Marília

já não posso ver com gosto.

Noutra idade me alegrava,

até quando conversava

com o mais rude vaqueiro:

hoje, ó bela, me aborrece

inda o trato lisonjeiro

do mais discreto pastor.

Que efeitos são os que sinto?

Serão efeitos de amor?”

 Naquela apresentação aplaudida pela cidade inteira, éramos seis representantes do Saudoso e Inesquecível Grupo Escolar Antonio Faria, e uma cena engraçada ficou na memória de muitos: o meu colega e amigo Bernardo Onésimo Correa Lima Cunha interpretava o Tira Dentes e o Colega Francisco das Chagas o Carrasco, que na hora de por o Laço dependurado na FORCA, no pescoço do Tira Dentes, disparou a Forca, e Bernardo gemeu baixinho e eu gritei, Solta a Forca CHICOOOO!

Esta peça ficou famosa e nós os intérpretes também, tanto que em Dezembro do mesmo ano, o encerramento das aulas  ocorreu no CINE TEATRO MUNICIPAL DE BURITI e pela segunda vez, Eu Feliz e muito Orgulhoso repeti o sucesso, sendo aplaudido por muitos buritienses e por muitos parentes, incluindo meus pais e meus avós, pois morávamos bem próximos do CINE,   onde hoje é  o PAÇO MUNICIPAL de Buriti .
Hoje revi  um vídeo mostrando a apresentação de uma FANFARRA ESTUDANTIL da nossa Terra, revivi parte da minha vida e estudantil, o que sem dúvida, no mote do meu amigo e confrade Aliandro Borges, esta Crônica, é memorialista.

Encerro-a, Homenageando todas as minhas Queridas mestras Normalistas Professoras Assunção Bastos, Terezinha Machado, Jesus Bastos, Delsuita Coelho de Faria, Raimunda Chaves Sipaúba e Maria Mendes, agradecendo a todas elas, pela valiosa contribuição no meu crescimento na área do conhecimento educacional e em todas as minhas vitórias na área profissional.

Ofereço de Alma e Coração a VOCÊS este Texto, EU, O INCONFIDENTE TOMÁS ANTONIO GONZAGA.


SOBRE O AUTOR 

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários