Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – ZACARIA CASSIANO, UM SEMIANALFABETO E SÁBIO


Zacaria Pereira de Moraes, Conhecido e habilidoso profissional de várias artes, pela alcunha de Zacaria Cassiano, pois de Cassianos eram tratados todos os seus ascendentes e parentes. Ele era Orives, Carpinteiro, Macineiro, artesão, armeiro e lavrador. Esposo da minha tia Diquinha(Raimunda Furtado Passos) era cunhado e compadre do meu pai e meu amigo. Gostava de me consultar sobre vário temas incluindo como podia uma estrela Caminhar no firmamento celeste sem bater nas outras e não cair na terra - na verdade referia-se sem saber aos satélites da NASA .

Tratava-me de compadre, aliás ele tinha por hábito chamar quase todas as pessoas de compadre e ou comadre, gostava muito de ouvir-me lendo os romances de Cordel e sempre que podia comprava alguns e levava para eu ler e ele se deliciava principalmente as disputas do Cego Aderaldo e Zé Pretinho, Cancão de Fogo e Pedro Malazarte, que eu lia em ritmo de cantoria, o que aumentava a sua alegria e os aplausos dele e de outras pessoa que ele convidava para formar a plateia. Eu me sentia um artista e bem compensado em alegrar os meus admiradores. 

Hoje ao recordar-me dele, lembrei-me também do meu amigo e confrade Aliandro Borges, que deu nome à maioria das minhas crônicas, de memorialistas e a quem dedico este texto. Lendo Jeeofo Ferreira que destaco "a vida pode não ser tão fácil, mas a cada obstáculo superado você ganha força pra seguir em frente".  Então inspirei-me a trazer o meu amigo Zacaria ao centro das minhas lembranças, pois conforme o Título, era um semianalfabeto e sábio, não apenas profissionalmente, mas também na arte de pensar a vida e tantas vezes quando eu perguntava como vai a sua vida, ele sempre me respondia: cumpade, vai tudo bem, porque tenho mais do que eu tinha quando nasci, pois nasci nu, mas nunca passei fome, aprendi um bom ofício, hoje tenho família e casa pra morar, tenho amigos que me dão trabalho para fazer e me manter com a minha família, tenho você que apesar de menino me dá tantas lições, me esclarece tantas dúvidas, me enriquece em sabedoria e me faz a cada dia mais feliz. Dinheiro muito eu não tenho, mas tenho uns trocados e o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus não vale nada.

Ele viveu 87 anos e quando adoeceu meu pai me avisou por telegrama que ele manifestou o desejo de me ver. Creio que por designo de DEUS, no dia que recebi a notícia, também estava em São Luís o meu amigo Lautenaide, motorista do seu Yoyô Faria, de viagem para Buriti e eu viajei imediatamente com ele. Chegando em Buriti, outro amigo meu, o ciclista Pacote me levou na sua Bicicleta para Laranjeiras. Fui direto para a casa do meu amigo Zacaria e quando ele me viu, deu um grito de alegria e de lágrimas : meu cumpadim Djalmaaaa, você veio me veeeer ?

Nos abraçamos por um longo espaço de tempo com ele sentado na sua redinha e ele disse, agora eu posso fazer a minha viagem. Eu disse que ele iria viver mais um pouco, e fui para minha casa mas voltei logo em seguida para a casa do meu amigo e ao ultrapassar a porta principal ouvi o grito do meu Primo e compadre Francisco dizendo, Papai está morrendo! Apressei o passo, mas quando o abracei ele já não mais reagiu.

Hoje voltei a chorar e a emocionar-me cheio de saudade, mesmo sabendo que ele está bem no Jardim Celestial, para onde seguem todos os Justos e você foi um Justo durante todo o seu Caminhar, meu compadre e amigo ZACARIA CASSIANO, UM SEMIANALFABETO E SÁBIO!


SOBRE O AUTOR 

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários