Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – Eu, O CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO E UMA FLOR


O CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO DE BURITI - CAP é uma Obra Marcante na Vida da Cidade e de todos os buritienses, construída na Administração do Prefeito Neném Mourão que apesar dos percalços cometidos, merece o reconhecimento de todos nós filhos dessa cidade, que no meu jargão próprio é o nosso TORRÃO SAGRADO. Passei a conhecê-lo de perto em 2014, quando tive a felicidade de participar de duas sessões de Júri Popular atuando na defesa de dois constituintes. Na época esta Instituição já era dirigida pela Professora Andréa Costa, sempre dedicada e zelosa e o CAP já servia e serve a toda a população buritiense. Cheguei cedo no local do evento, para organizar os meus passos na defesa dos meus clientes e já encontrei a Coordenadora Andréa, adotando as providências necessárias para oferecer as melhores condições para o trabalho do Poder Judiciário local naquele dia.

Hoje, eu estava fazendo uma limpeza na minha estante e encontrei uns apontamentos do meu trabalho naquele já longínquo dia e os separei pondo-os junto ao Furto de Uma Flor, de Carlos Drummond de Andrade. Logo em seguida comecei a reler o texto e destaquei: " Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição". Retornando as lembranças do JÚRI mencionado, senti-me no que muitos chamam de passado e eu e Drummond entendemos como o presente que na verdade se repete incorporando o futuro. Estou agora em 2014 e diante da Professora e Coordenadora do CAP, gentil e delicada como uma Rosa Rubra, se esmerando em gentileza, acompanhando-me até à minha Tribuna de Defesa e pondo a minha disposição um servidor da Instituição para auxiliar-me. Em seguida começou a chegar o pessoal da Comarca.

Finalmente a sessão do JÚRI começou com o auditório cheio de buritienses interessados em ver os debates entre o Promotor de Justiça encarregado pela Acusação e o Advogado de defesa dos Acusados. Após a instrução dos processos e a formação do Tribunal do JÚRI Popular, o intervalo para o almoço, no mesmo local, sempre sob o comando da professora Andréa, um almoço especial, claro e mais gentilezas. Nascia ali uma empatia entre eu e aquela senhora tão gentil e zelosa, que ao final da Sessão, se juntou a vários conterrâneos nossos para Cumprimentar-me pela Vitória dos Acusados, por cinco votos dos senhores jurados a favor e dois votos contra. Ela tornou-se no meu Sonho, uma linda Flor no maior Jarro que eu conheci.

O Tempo Inexorável continuou a sua jornada contínua e eu Sonhei colher aquela Flor, entendendo que Ela seria um desígnio de DEUS no meu Caminhar terreno. Hoje, NOVE ANOS depois de eu ter encantado os Jurados e um número significativo da linda plateia e, sem esnobismo, todavia muito orgulhoso e feliz, porque aquela linda e zelosa professora também fazia parte do grupo que me aplaudia, é uma FLOR DIVINAL, que não está num Jarro, mas num JARDIM ESPECIAL que construímos Juntos e no qual viveremos até o último dia da minha passagem pela Terra dos Humanos, confirmando que sou EU, O CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO E UMA FLOR!

SOBRE O AUTOR 

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários