Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - OS PADRES SE REVEZAM POR QUÊ?

No dia 26 do mês que hoje se finda, foi celebrada pelo Padre JERRY na Igreja Matriz de Sant'Ana a sua última Missa na nossa Buriti querida depois de completados SEIS ANOS na condição de Pároco local, por decisão do Bispo Diocesano da nossa região, Brejo. Questionando-me quais as justificativas para a substituição de um Padre da sua Paróquia e a imediata indicação para outra cidade, descobri que esta tarefa, segundo os Cânones da Religião Católica é decidida pelos Bispos simplesmente para que o Padre remanejado vá Servir ao Povo de Deus em outra localidade e a base legal, são os Cânones, todos eles. Com todo o respeito, considerei estapafúrdia a explicação. No meu Modesto entendimento, os cânones são regras contidas no Direito Canônico através de artigos para cada situação e não aleatoriamente da vontade dos Bispos.

Um amigo meu, ZÉ LOURA, Caboclo de Verve, como carinhosamente eu o tratava, por ser um Sábio na minha visão, avaliava as pessoas tecendo elogios quando meritórias ou desqualificando-as quando desprovidas de mérito e quando sem valores, mas não ofensivas ele dizia: esse ou essa, Não fede e nem cheira. No caso do Padre Jerry, a Igreja Matriz estava superlotada de fiéis Católicos e inúmeras pessoas de todos os níveis fizeram discursos inflamados em Agradecimentos pelas relevantes contribuições que o reverendo em referência deixou para os paroquianos e para a Cidade, além de muita saudade, logo, louvável a sua atuação ou no entender do meu Sábio ZE LOURA, Saiu Cheiroso para muita gente, mesmo não tendo se emocionado com os discursos.

Lembrei-me em face dessa mudança na nossa Paróquia, que na minha infância aqui na nossa Buriti querida, conheci o   Padre Manoel Prestes de Lima, que foi muito ativo e movimentou a nossa Paróquia. Não me recordo de ter passado um só mês da sua administração que  não tivesse um Festejo de Santo ou de Santa da nossa FÉ, deu apoio a todas as Igrejas e comunidades existentes na sua gestão, a idosos, adultos e crianças que de fato eram participantes das solenidades da igreja e tínhamos conhecimento das obras realizadas com o produto da arrecadação pecuniária, inclusive foi na sua gestão que foi adquirido um Relógio que deu uma valiosa visão e contribuição para nossa gente com o seu Badalar marcando as horas diuturnamente.

A minha estranheza é que depois do Padre Manoel Prestes, vieram os Padres conterrâneos Júlio Costa e José Costa, filhos do Major João Costa  e de dona Baronesa Costa que ficaram dirigindo a Paróquia de Sant’Ana sem interrupção até a morte dos dois. Coisas dos Cânones da nossa Religião ou dos Bispos Diocesanos. Reverendo Padre Jerry, não fui íntimo e nem admirador do Senhor, todavia também não fui inimigo. Acompanhando a maioria daqueles que o aplaudiram, desejo ao Senhor muita Luz no seu CAMINHAR Terreno e na sua Cruzada em prol das pessoas durante toda a sua Vida Sacerdotal, enquanto eu continuarei a perquirir: OS PADRES SE REVEZAM POR QUÊ?

Comentários