Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - SOU CORRUPIÃO DA CHAPADA SIM


Hoje após saborear o meu café matinal, com beiju de tapioca salpicada de azeite de coco babaçu, fui escolher uma camisa no meu guarda-roupas e enquanto mexia nas cruzetas, separei o meu Pereline, manto sagrado da ACADEMIA BURITIENSE DE ARTES LETRAS E CIÊNCIAS.

Fitando-o por alguns segundos me veio a ideia do tema da minha Coluna semanal e ao retornar ao meu Puxadinho, onde tenho os meus livros profissionais e os de literatura, lembrei-me dos elogios feitos por um confrade visitante numa solenidade memorável da nossa ABALC, à beleza do nosso Pelerine que, segundo o seu entendimento supera os de muitaaass outras Academias por ele visitadas. 

Desde o início desta Coluna dediquei-me a Cantar e a Contar a história da minha Buriti querida e da minha Gente e, portanto sou de fato um CORRUPIÃO DA CHAPADA com o meu gorjeio singular nascido da minha mente, da minha alma e do meu coração sempre felizes por me verem entoar os sons dos pássaros, das águas do Riacho Tubi, do Riacho do Morro, do Rio Preto, dos buritizeiros, dos pequizeiros, das palmeiras de babaçu, das árvores frondosas que vestem de verde e de flores variadas os morros que circundam a nossa cidade e encantam a todos nós filhos da Terra de Inácia Vaz abençoada pelo Senhor nosso DEUS e pela nossa Padroeira San'Tana.

Presto o meu preito de gratidão ao criador do Título imortalizado de CORRUPIÃO DA CHAPADA e do nosso Manto Sagrado, o nosso belo Pereline, o estimado conterrâneo Wilson Chagas, professor, poeta nato, ator, teatrólogo, gênio na arte da palavra e no meu sentir, O VERDADEIRO CRIADOR do CORRUPIÃO DA CHAPADA que me inspirou e a tantos outros membros do nosso SODALÍCIO.

Continuarei o meu Caminhar terreno a Contar e a Cantar o meu TORRÃO SAGRADO e a minha Gente linda por serem fontes inesgotáveis de inspiração e porque SOU CORRUPIÃO DA CHAPADA SIM.



Comentários

  1. Poetas, sigam o voo do corrupião,
    Observem sua dança, sintam a vibração.
    Não se prendam à cor, nem ao tom da plumagem,
    Mas sim à essência da liberdade, sua mensagem.

    Em cada voo, um grito ecoa,
    A luta por justiça que o vento doa.
    Ele desafia as grades, as correntes e o medo,
    E nos convida a romper com o que é cego.

    No corrupião, a alma livre se revela,
    Em cada canto, em cada revoada, uma novela.
    Ele nos ensina a voar sem amarras,
    A buscar a verdade, sem medo de farpas.

    Então, poetas, abram suas asas,
    E sigam a canção que a liberdade traça.
    Com tinta e papel, combatam a opressão,
    E mostrem ao mundo a força da expressão.

    Que a poesia seja a arma da transformação,
    E que o corrupião inspire a nossa ação.
    Juntos, construiremos um mundo mais belo,
    Onde a liberdade reina, na mente aberta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.