Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E DESARTICULA CÉLULA CRIMINOSA EM BURITI

Ação cumpre 12 mandados de busca domiciliar, três mandados de prisão e resulta em quatro prisões em flagrante

A Polícia Civil do Estado do Maranhão, por intermédio da Delegacia de Polícia Civil de Buriti, deflagrou na manhã desta sexta-feira (14) uma operação de grande envergadura para combater a criminalidade no município. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar, três mandados de prisão preventiva e quatro prisões em flagrante, além da apreensão de armamento pesado, drogas e dinheiro.


A operação transcorreu sem incidentes, com total segurança para as equipes Policiais e para a população, evidenciando o planejamento minucioso e a execução técnica que caracterizam o trabalho da instituição.


ORIGEM DA OPERAÇÃO

A ação da Polícia teve como base o Inquérito Policial nº 27208/2025, que investiga crime de homicídio qualificado ocorrido em outubro deste ano. As investigações identificaram os autores do delito e mapearam a estrutura logística utilizada pelo grupo criminoso, incluindo residências e pontos de apoio utilizados para articulação de atividades ilícitas, guarda de armamento e comercialização de entorpecentes.


CUMPRIMENTO DOS MANDADOS

Com base nas provas coligidas, a Polícia Civil representou ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão preventiva. O pedido foi integralmente deferido pelo Juízo da Comarca de Buriti, após manifestação do Ministério Público Estadual.


Na operação desta sexta-feira, as equipes Policiais cumpriram os 12 mandados de busca e apreensão em imóveis situados em diversos pontos da cidade. Paralelamente, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva contra indivíduos investigados por homicídio, tráfico de drogas e roubo. Além disso, quatro pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e posse ilegal de arma de fogo.


APREENSÕES

Durante as buscas, as equipes apreenderam:

Armamento:

• 01 pistola calibre 9mm (Taurus)

• 01 escopeta calibre 12

• Munições calibre 9mm e calibre 12

Entorpecentes:

• Vasta quantidade de maconha, cocaína e crack

Outros objetos:

• Aproximadamente R$ 7.000,00 em espécie

• Balança de precisão, facas, sacos plásticos, giletes e demais apetrechos para fracionamento de drogas

• Aparelhos celulares e rádio comunicador



Todo o material foi acondicionado com observância da cadeia de custódia e será submetido a perícias técnicas.


AGRADECIMENTOS INSTITUCIONAIS

O Delegado de Polícia Civil responsável pela investigação destacou que o êxito da operação é fruto de trabalho integrado e do apoio dos órgãos do Sistema de Justiça Criminal.

“Agradecemos ao Poder Judiciário pela célere análise e deferimento das medidas cautelares, fundamentais para o avanço das investigações. Da mesma forma, agradecemos ao Ministério Público pelo acompanhamento técnico e manifestação nos Autos”, declarou a Autoridade Policial.


O Delegado também ressaltou o apoio da gestão municipal. “A Prefeitura de Buriti ofereceu suporte logístico imprescindível para a execução da operação, demonstrando compromisso institucional com a segurança pública”, afirmou.


PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

A Polícia Civil reconheceu o papel fundamental da população buritiense no combate à criminalidade. “A comunidade de Buriti, mesmo diante do cenário de violência, não se intimida e tem denunciado frequentemente as práticas criminosas. Essa participação é essencial para identificarmos autores de crimes e desarticular grupos criminosos” , enfatizou o Delegado.


As denúncias podem ser feitas anonimamente através do Disque-Denúncia nos contatos (98) 3223-5800 (na capital), 0300 3135 800 (no interior) ou (98) 99224-8660 (whatsapp) ou nacionalmente por intermédio do Disque 100. O sigilo é garantido por lei.


DESDOBRAMENTOS

As investigações prosseguem para completa elucidação dos fatos. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e ficam à disposição da Justiça. As perícias nos objetos apreendidos fornecerão subsídios técnicos adicionais para a conclusão do Inquérito Policial.


A Polícia Civil do Maranhão reitera seu compromisso com o combate à criminalidade e com a defesa da sociedade maranhense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...