Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – PAULINO LARANJEIRA, ESPECIALISTA EM APELIDOS


PAULINO ALVES FERREIRA, seu nome verdadeiro que eu conheci no povoado Laranjeira quando vivia a minha infância, era um cidadão oriundo do Povoado Barro Branco, primo ou irmão do Mestre Violonista Chico Laranjeira, que também conheci em Buriti, tocando com muita perfeição um Violão no período dos Festejos de Santana, no calçadão da IGREJA MATRIZ, cujo Show era transmitido pela Voz Paroquial, uma Amplificadora da Casa Paroquial buritiense muito potente, que alcançava toda a área urbana da cidade com a sua sonoridade.


Seu Paulino era muito extrovertido e brincalhão, compadre do meu Pai e gostava muito de Apelidar as pessoas, mas de um jeito todo especial, pois normalmente os apelidos se ajustavam a cada apelidado e ninguém se aborrecia com ele. Na verdade, a gente se divertia e os apelidos passavam se incorporar na vida do Povoado. Era o Galo Mago do Compadre Pio, um primo meu, que realmente era muito magro, embora se alimentasse muito bem, o Cu de Vaca Laranja do compadre Jaime, meu irmão mais Velho, a Raimundinha do Pé Seco, uma senhora casada, o Raimundo Pintor, um trabalhador de Papai, que um dia se embriagou e ficou Valente, sendo preso num quarto da nossa Casa para se acalmar, sofreu um crise diarréica e tentou jogar as fezes por uma pequena brecha no telhado, tendo sujado as paredes.


Quando melhorou da Tiquirada, foi descoberto e seu Paulino cravou nele imediatamente o Apelido de Raimundo Pintor e assim, quando este bebia, os seus amigos começavam a brincar com ele alertando-o : olha o quarto escuro do seu Jaime, Raimundo Pintor! Era uma risada geral, menos para o Raimundo Clemente, o apelidado pinguço.


Seu Paulino, mesmo com suas brincadeiras, não deixou inimigos. Sua casa era de paredes de Taipa e coberta de palhas de palmeira de babaçu. Um dia de inverno, uma lamparina rolou pelo chão e incendiou uma esteira também de palha de babaçueiro e passou para o teto da sua casa. Todos os moradores da região o socorreram, o salvaram e a sua Família, porém o teto da casa foi totalmente destruído. Ele contava o ocorrido de um jeito engraçado: cumpade Jaime, e a chuva chuvenu, e a Casa se queimando, paricia coisa do seprefute(diabo)! Todos ao seu redor sorriam muito. Papai pagou alguns trabalhadores, moderadores de Laranjeiras, para ajudarem a recompor a Casa do seu Paulino, que agradeceu muito a ajuda recebida.


Depois desse trágico episódio seu Paulino continuou residindo na minha Laranjeira e faleceu quando eu já estava estudando em São Luis. Ele ficou marcado na memória de todos os laranjeirenses que com ele conviveram e deixou SAUDADES.


Meu amigo PAULINO, por ter me Apelidado carinhosamente com o nome que a minha irmã Erinda quando pequena me batizou, LOLÓI, que eu nunca soube o que é, por nos ter presenteado com tanta alegria, com as suas saudáveis brincadeiras, eu o distingo com o TITULO HONORÍFICO de PAULINO ALVES FERREIRA, O BURITIENSE MESTRE ESPECIAL DOS APELIDOS.

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

  1. GENTE VAMOS DA UM BASTA NESSE SOFRIMENTO DO PREFEITO EM 2024 VAMOS VOTAR EM QUALQUER OUTRO PQ O PREFEITO SO ANDA ESCONDIDO CLARO QUE É PQ ELE NÃO GOSTA DE SER PERTURBADO POR CABLOCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MAIORIA DOS ELEITORES DE BURITI FALAM A VERDADE SOBRE O PREFEITO ARNALDO CARDOSO, QUE É VELHAÇO,DESONESTO E SE ESCONDE DO POVO E AINDA VOTAM NOS CANDIDATOS DELE,DANDO MAIORIA.NÃO ENTENDO ESSE POVO.KKKKKKKKKKK

      Excluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.