MEC E INEP DIVULGAM DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2016: MATRÍCULAS EM CURSO SUPERIOR DESACELERAM
Na comparação entre 2015 e 2016, o crescimento foi de
apenas 0,2%.
Em 2016, 34.366 cursos de graduação foram ofertados
em 2.407 instituições de educação superior (IES) no Brasil para um total de
8.052.254 estudantes matriculados. Os dados são do Censo da Educação Superior e
foram divulgados nesta quinta feira (31) em coletiva de imprensa com a presença
do ministro da Educação, Mendonça Filho, da secretária executiva do Ministério
da Educação (Mec), Maria Helena Guimarães de Castro, e da presidente do
Instituto Nacional de Estudos e Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), Maria Inês Fini.
Segundo as estatísticas apresentadas, as 197
universidades existentes no país equivalem a 8,2% do total de IES, mas
concentram 53,7% das matrículas em cursos de graduação.
No ano passado, o número de matrículas na educação
superior (graduação e sequencial) continuou crescendo, mas essa tendência
desacelerou quando se comparado aos últimos anos. Entre 2006 e 2016, houve
aumento de 62,8%, com uma média anual de 5% de crescimento. Porém, em relação a
2015, a variação positiva foi de apenas 0,2%.
CURSOS
Os cursos de bacharelado mantêm sua predominância
na educação superior brasileira com uma participação de 69% das matrículas. Os
cursos de licenciatura tiveram o maior crescimento (3,3%) entre os graus
acadêmicos em 2016, quando comparado a 2015.
VAGAS
Em 2016, foram oferecidas mais de 10,6 milhões de
vagas em cursos de graduação, sendo 73,8% vagas novas e 26,0%, vagas
remanescentes. Das novas vagas oferecidas no ano passado, 33,5% foram
preenchidas, enquanto apenas 12,0% das vagas remanescentes foram ocupadas no
mesmo período.
INGRESSANTES
Em 2016, quase 3 milhões de alunos ingressaram em
cursos de educação superior de graduação. Desse total, 82,3% em instituições
privadas. Após uma queda observada em 2015, o número de ingressantes teve um
crescimento de 2,2% em 2016. Isso ocorreu porque a modalidade a distância
aumentou mais de 20% entre os dois anos, enquanto nos cursos presenciais houve
um decréscimo no número de ingressantes de 3,7%.
CONCLUINTES
No ano passado, mais de um 1,1 milhão de estudantes
concluíram a educação superior. O número de concluintes em cursos de graduação
presencial teve aumento de 2,4% em relação a 2015. A modalidade a distância
diminuiu -1,3% no mesmo período. Entre 2015 e 2016, o número de concluintes na
rede pública aumentou 2,9%. Já na rede privada a variação positiva foi de 1,4%.
No período de 2006 a 2016, a variação percentual do
número de concluintes em cursos de graduação foi maior na rede privada, com
62,6%, enquanto na pública esse crescimento foi de 26,5% no mesmo período.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente
pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
(Inep), constitui-se importante instrumento de obtenção de dados para a geração
de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das
políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos
e pesquisas sobre o setor. O Censo coleta informações sobre as Instituições de
Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação
específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.
Os resultados coletados subsidiam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), seja no cálculo dos indicadores de Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), seja no fornecimento de informações, como número de matrículas, de ingressos, de concluintes, entre outras. As estatísticas possibilitam ainda, através da justaposição de informações de diferentes edições da pesquisa, a análise da trajetória dos estudantes a partir de seu ingresso em determinado curso de graduação, e, consequentemente, a geração de indicadores de acompanhamento e de fluxo na educação superior.
Os resultados coletados subsidiam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), seja no cálculo dos indicadores de Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), seja no fornecimento de informações, como número de matrículas, de ingressos, de concluintes, entre outras. As estatísticas possibilitam ainda, através da justaposição de informações de diferentes edições da pesquisa, a análise da trajetória dos estudantes a partir de seu ingresso em determinado curso de graduação, e, consequentemente, a geração de indicadores de acompanhamento e de fluxo na educação superior.
(Do portal Inep)
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