PERITOS DO ICRIM REALIZAM PERÍCIA FORENSE EM BURITI (MA) PARA INVESTIGAR CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS


Nesta segunda-feira 11/3, uma equipe de peritos forenses do Instituto de Criminalística (ICRIM) de Timon/MA foi deslocada para a zona rural de Buriti/MA para realizar uma investigação abrangente sobre a possível contaminação por agrotóxicos em várias áreas da região. As perícias foram requisitadas pela Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Polícia Civil de Buriti/MA, que está conduzindo as investigações sobre a suposta prática de crimes ambientais no município.

Entre os locais periciados, destaca-se um curso d'água (riacho) na região do Povoado São Félix, onde supostamente ocorreu a mortandade de peixes devido à contaminação por agrotóxicos utilizados nas lavouras de soja próximas. Além disso, foi examinada uma área produtora de mel (apicultura) no Povoado Campo Redondo, onde houve relatos de mortandade de abelhas também atribuída ao uso desses produtos químicos.


Outro ponto de investigação foi uma propriedade particular no Povoado Laranjeira, onde se suspeita que um morador esteja lançando veneno herbicida em seu quintal, causando danos aos vizinhos e contaminando um curso d'água (riacho) local. Além disso, uma propriedade no Povoado Salinas foi periciada devido a relatos de grande desmatamento sem licença ambiental, causando danos significativos à vegetação, incluindo palmeiras de babaçu, espécie protegida pela Lei Estadual Maranhense nº 4.734/86.



A Polícia Civil reforça que não tolerará práticas clandestinas e danosas ao meio ambiente, independentemente de quem sejam os responsáveis. Essas perícias representam os primeiros passos da investigação, que continuará com a oitiva de testemunhas e o interrogatório dos investigados, caso necessário.

É importante ressaltar que essas investigações visam não apenas identificar os responsáveis pelos possíveis crimes ambientais, mas também proteger os recursos naturais locais e garantir a saúde e segurança das comunidades rurais de Buriti/MA e áreas circunvizinhas. O compromisso das Autoridades, entre elas a Polícia Civil, e da comunidade em preservar o meio ambiente e combater práticas ilegais é fundamental para garantir um futuro sustentável para a região.


Para mais informações e atualizações sobre o andamento das investigações, a população pode acompanhar os comunicados oficiais emitidos pela Polícia Civil e outros órgãos competentes.

Comentários