OPERAÇÃO RAPINA 3

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de verbas no MA
A Polícia Federal no Maranhão deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) operação que visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária.
A PF investiga suspeitos de participarem no desvio de recursos públicos federais repassados à Prefeitura de São João do Paraíso (755 km de São Luis).
Segundo a Superintendência da PF em São Luis, a operação, batizada de Usura, contou com a participação aproximadamente 100 policiais federais e o apoio de 15 auditores da CGU (Controladoria Geral da União).
A investigação constatou que R$ 5,57 milhões destinados a investimentos nas áreas da educação e saúde teriam sido desviados.
Parte do dinheiro seria proveniente do FPM (Fundo de Participação do Município).
A fraude, de acordo com a Polícia Federal, teria acontecido durante as duas administrações municipais de São João do Paraíso desde 2005.
A operação, deflagrada também em São Luis, Imperatriz e Barra do Corda, é decorrente de análise do material apreendido em outra operação, realizada em 2009 e denominada de Rapina 3.
Na época, a ação prendeu empresários, políticos, secretários municipais, membros das comissões de licitação e contadores acusados de desviar R$ 15 milhões de recursos federais entre 2007 e 2008 nas prefeituras maranhenses de Ribamar Fiquene e Senador La Rocque.
Fonte: RICARDO SCHWARZ, COLABORAÇÃO PARA FOLHA DE SÃO PAULO.

Comentários