NOVA ENQUETE DO BLOG: Você é a favor ou contra a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos? Vote

A maioridade penal no Brasil hoje é estabelecida aos 18 anos conforme a legislação brasileira de 1940, muitos anos antes da edição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que confirmou a regra da maioridade séculos depois.
No entanto, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta de emenda à constituição que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal. Com a aprovação na CCJ, que avalia apenas os critérios de constitucionalidade, legalidade e técnica legislativa, será formada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta. A comissão terá prazo de 40 sessões do plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC será votada pelo plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, a proposta precisa ter pelo menos 308 votos (três quintos dos deputados) em cada uma das votações.
Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.
A PEC 171/1993 foi considerada constitucional por 42 deputados, que aprovaram o relatório do deputado Marcos Rogério (PDT/RO) - favorável à admissibilidade da proposta - diante de 17 votos contra. Ele foi escolhido como novo relator após o parecer original, do deputado Luiz Couto (PT-PB), contrário à admissibilidade da proposta, ser vencido por 43 a 21 votos.
A Proposta de Emenda à Constituição 171 de 1993 altera a redação do artigo 228 da Constituição Federal, reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos.
Para contribuir com o debate, o blog CORREIO BURITIENSE resolveu saber qual sua opinião sobre a redução da Maioridade Penal. Você é a favor ou contra? Participe da enquete logo abaixo e fique à vontade para comentar.

Comentários

  1. Sou a favor. Se assaltou, prender e julgar... se matou, ser morto tambem... Indonéisa neles!

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor.
    Desde que tenha uma estrutura para abrir esses jovens. Um local é que eles possam ser acompanhados por psicológos, assistentes sociais e outros profissionais, que possam ajudar nessa reabilitação.
    De que adianta perder e mandar pra Febem onde muitos voltam até piores do que entraram. Eles têm que ter uma estrutura boa para receber esses jovens infratores e devolver los a sociedade, apenas quando estiverem aptos ao convívio social.

    ResponderExcluir
  3. sou a favor. não da redução mas tambem da prissao perpetua.

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Piauí essa semana quatro jovens MENORES espancaram e estruparam jovens q estavam realizando pesquisas d campo para suas escolas. Tenho um menino d 10anos e procuro encaminha-lo na vida mas eu suo a favor pois s vota pode pagar pelos erros.Janice- Buriti dos Lopes-PI

    ResponderExcluir
  5. tinha que reduzir era pra 12 anos

    ResponderExcluir
  6. COMPARTILHE : REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL JÁ: APOIE: http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=41645

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.