BURITI (MA) SEDIA I ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE


Foto: Kelvin Fotos

A cidade de Buriti-MA, 322km de São Luís, com o apoio do poder público e entidades, sediou nos dias 24 e 25 de setembro o 1º ENCONTRO DAS ACADEMIAS DE LETRAS DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE, com representantes dos municípios Tutóia, São Bernardo, Magalhães de Almeida, Brejo e Chapadinha, todos os municípios com academias já fundadas.

Organizado pela ABALC, ALMAG e FALMA, contando com o apoio da Prefeitura de Buriti, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da AMIB, o encontro teve como objetivo promover o intercâmbio e a integração das Academias de Letras desta região Leste Maranhense, como também pautar discussões e reflexões que promovam parcerias e ampliação dos conhecimentos literários das cidades que a compõem.

O encontro serviu ainda para orientar sobre a história e as práticas das diversidades culturais, a fim de implementar ações de resgate histórico e cultural desses municípios, discutindo e elaborando uma política de difusão dos registros publicados ou não. Outra ação de fundamental importância para o Encontro foi a identificação das demandas gerais e específicas para delinear os perfis culturais dessas instituições literárias, evidenciando os dados relevantes sobre os registros e particularidades, construindo assim, a identidade de cada Academia.

Na sexta-feira 24/9, o evento principal foi a Sessão Solene de Posse dos Membros titulares, fundadores e efetivos, e da primeira Diretoria da Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências (ABALC). O hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e Municipal ocorreu na parte externa da Associação dos Amigos de Buriti (AMIB), sede provisória da ABALC e, na sequência, os presentes foram direcionados a adentrarem no Centro de Apoio Pedagógico, bem próximo à AMIB, e tomarem assento geral e, no caso dos acadêmicos, junto às cadeiras reservadas, para início da solenidade com a composição da mesa de honra. (Clique aqui para saber mais)

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos
Dezesseis membros da ABALC participaram da sessão solene, assinando livro de ata e recebendo PELERINE, colar acadêmico, diploma e broche. Após os discursos do confrade Raimundo Marques (orador da posse), o já empossado Presidente da ABALC, Aliandro Borges, assumiu os trabalhos da mesa, proferiu seu discurso e tornou público a escolha de Expedito Gomes de Lima, Abraão Ribeiro da Silva, Paulino Ramiro de Oliveira e Claudinei Pereira de Melo, como novos patronos; e de José Deusaniro de Faria Freitas, Rai Pablo Sousa de Aguiar, Evaldo Carlos de Oliveira Cardoso, Igor Antônio de Oliveira Carvalho, José Freire de Faria, Maria das Dores Coutinho Dutra e Nair Portela Silva Coutinho, como novos acadêmicos da ABALC.

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos
A noite finalizou com a performance do confrade Wilson Chagas apresentando OS CORRUPIÕES DA CHAPADA, texto original dele. Confira abaixo a íntegra da apresentação:


Foto: Kelvin Fotos

Foto: Kelvin Fotos
Já no 2º dia, sábado 24 de setembro, foi apresentado o modelo de funcionamento de cada Academia participante com representante, sua história, os obstáculos na manutenção e os projetos mais relevantes.

 O presidente da Academia Magalhense de Letras - ALMAG, Prof Gilberto Wagner, fez um apanhado geral das academias do Baixo Parnaíba Maranhense e contextualizou a situação específica de Magalhães de Almeida.

Presidente da AMALG, Gilberto Wagner



Muitas ideias interessantes foram compartilhadas e a proposta é que no futuro essas informações sirvam de referência para outras cidades que desejam fomentar o desenvolvimento literário e fundar suas academias de letras.

 

Participaram com representantes:

1 - Academia Ciências Artes e Letras de Tutóia – ACALT, fundada em 25/11/2002.

 2 - Academia Magalhense de Letras – ALMAG.

ALMAG – Fundada em 28/10/2019.

Oradores: Gilberto Wagner e José Orlando Costa

3 - Academia Brejense de Artes e Letras – ABAL.

ABAL - Fundada em 15/08/2003.

Orador: Pedro Portela

 4 - Academia Buritiense de Artes, Letras e Ciências – ABALC.

ABALC - Fundada em 30/11/2019.

Orador: Aliandro Borges

 5 - Academia Chapadinhense de Letras – ACL.

ACL - Fundada em 10/07/2001.

Oradores: Delmar Carneiro e Herbet Castelo Branco

 






Além das academias de letras pertencentes à região do Baixo Parnaíba Maranhense, outras academias convidadas participaram com seus representantes, é o caso da AMCLAM - Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares, com os imortais Coronel Sebastião Bispo Lopes e o procurador Teodoro Peres, e da AVAL - Academia de Letras do Vale do Longá, de Barras-PI, com o membro Frederico Torres.

O Encontro encerrou com três lançamentos de livros, de dois membros da ABALC – Dra Regina Faria e Msc Francisco Carlos, e do Coronel Lopes, da AMCLAM.

Francisco Carlos lançando "Antologia Poética dos Morros Garapenses"

Regina Faria lança  "Um pouco de mim - poesia reunida"




No centro, Coronel Lopes, da AMCLAM, lança três das usas obras literárias

O encontro contou ainda com a participação da presidente da Câmara Municipal de Buriti/MA, vereadora Naires, o representante do Prefeito Arnaldo Cardoso, senhor Ocean Oliveira, do Secretário Adjunto de Administração e Finanças, Jean Freitas, da Secretário Adjunta de Cultura, senhora Ana Suzane, e toda sua equipe,  da Secretária Municipal de Educação, Gabriela Chaves, do Secretário de Educação de Magalhães de Almeida, da vereadora Andrea Costa, e convidados dos familiares, além da animação ao som da Banda Municipal de Buriti-MA.

MAIS IMAGENS DO ENCONTRO






























































Comentários

  1. O Lulú é um Corrupião, Tá fácil de demais...qual a finalidade mesmo desses letrados?

    ResponderExcluir
  2. Transvertidos de Corrupiões vão ao menos procurar uma trouxa de roupas para lavar no riacho do tubí.

    ResponderExcluir
  3. Vi que tem um Chico Preto no meio dos Corrupiões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.