Coluna SEXTA DE NARRATIVAS - AS CARTAS DOS MEUS NETOS, BÁLSAMOS DA MINHA ALMA

O meu Pai, um Pai verdadeiramente Amoroso, costumava dizer que filhos e netos são cordas dos corações dos pais. Tenho duas filhas um Neto e uma Neta a quem também Amo extremosamente, todavia descobri que apesar do devotado AMOR do meu amado, saudoso e inesquecível PAI, os nossos filhos e os nossos netos são na verdade, os nossos próprios Corações, tal a ligação física e espiritual que nos une a eles dia e noite, mesmo à distância. A cada sobressalto que temos, os nossos Corações se aceleram e logo a mente nos põe em alerta pensando no que poderá ter acontecido com algum deles.

Tive a experiência prática de criar as minhas filhas e com elas conviver sob o mesmo teto, mesmo depois de receberem a EDUCAÇÃO, a FORMAÇÃO EDUCACIONAL a nível de Graduação Acadêmica, algumas Pós-Graduações e atingissem a sonhada independência financeira e econômica. Logo em seguida, a mais nova resolveu casar-se - se e me fazer um pedido no sentido de que permitisse que os nubentes morassem conosco por um período de seis meses, enquanto eles se preparavam para assumirem a sua residência própria. Foi um pedido que me deixou muito contente porque como diziam os meus avós, muitas vezes quem casa um filho ou uma filha, ganha também mais um filho ou uma filha. Assim aconteceu comigo, ganhei um filho, tendo em vista que o meu Genro assumiu exatamente a postura de um bom filho em todos os sentidos.

Tanto é verdadeiro, que para a minha alegria, alugaram a casa deles e permanecem na Casa paterna da noiva, depois de me darem de presente um Neto e uma Neta, mais dois Corações a pulsarem no meu peito ininterruptamente. Permanecem formando a nossa Família no mesmo espaço há mais de dez anos, com as bênçãos do nosso PAI SANTO.

Nasceu Carlos Filho e três anos depois, Yasmin, duas Joias preciosas que encheram de VIDA a nossa Vivenda, um Sitiozinho com as fruteiras que consegui plantar para sentir-me na minha LARANJEIRAS AMADA e na minha Buriti Querida. No meu quintal, conservei as palmeiras de babaçu, os tucunzeiros que já existiam e resolvi plantar pequizeiros, juçareiras, cajueiros, cajuizeiros, Laranjeiras, tangerineiros, cajazeiro, e outras fruteiras da minha cidade de Buriti.

Família aumentada, companhia dobrada. Meus Amados Neto e Neta, foram crescendo e iniciaram os estudos iniciais com condições superiores às condições que eu tive, os  tempos são outros, bem melhores, graças a DEUS. Um novo e agradável VIVER. Os dois passaram a ter um cuidado ESPECIAL comigo.  De protetor, passei a ser o protegido. As cartas que me enviam começaram a chegar por mãos próprias, as deles.  Nelas sempre os desenhos mostravam o VOVÔ DEGAUMA sendo protegido por eles, numa demonstração pura de respeito, de amor e de carinho, tornando-me o mais feliz dos Avôs do Universo. Guardo-as todas com muito AMOR.

Hoje, já formados, DOUTORES do ABC, já não erram mais a escrita do nome do VOVÔ, aliás NUNCA erraram, pois CRIANÇAS não erram e não PECAM e eu me jacto por ter um Neto e uma Neta, com um sentimento de Amor e de Proteção tão acurado mesmo com a tenra idade deles, que eu chamo de DÁDIVA divina.

Têm um aguçado senso de Gratidão que me dá muito ORGULHO, pois do mesmo modo que agradecem um presente de maior valor pecuniário, agradecem um pirulito, um morango, uma ciriguela, são maravilhosamente LINDOS e por todas essas qualidades, AMÁVEIS. E não é justificativa de uma mera Corujisse de Avô, é CERTEZA de que tenho dois seres humanos, sangue do meu sangue, que transbordam bondade Santa e AMOR divinal.

Hoje, estamos separados por períodos. Eu Morando na minha Buriti Querida, a nossa convivência é dividida em oportunidades.
É sempre uma chuva de EMOÇÕES fortes a minha ida a, São Luís e a vinda deles a Buriti. Meeeeeu DEEEEEUS, Eles já estão quase chegando para passarmos juntos a despedida do Ano que se finda e a chegada do ANO NOVO, que há de vir com esperanças de SAÚDE, de PAZ, de VITÓRIA, de VIDA e de TEMPO de muito Gáudio.

Não abusarei do meu poder, meu querido Neto Carlos Filho e minha querida Neta Yasmin, tenham a CERTEZA de que pelo AMOR, pela DEDICAÇÃO, pelo CARINHO e pelo CUIDADO que VOCÊS têm com o VOVÔ Djalma, VOCÊS merecem o Título de MELHORES NETOS E BENFEITORES DO UNIVERSO!

 SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários