Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – RIO PRETO, UMA BENÇÃO DIVINA

Aos seis anos eu já era um admirador e ardoroso amante do Rio Preto, que tem sua nascente no Povoado ANGELIM do município de Buriti,  seguindo  o  seu curso caudaloso pelos povoados Carranca, Mato Seco, Laranjeiras, Espingarda, Engenho Velho, segue na direção de Palestina e de lá alcança o município de Nina Rodrigues (antiga Manga),  onde se junta  ao Rio Munim, alcança  os  municípios maranhenses de São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Morros, Axixá,  e finalmente desembocar no Oceano Atlântico no município de Icatu. Tenho uma forte e ardorosa ligação com todas essas cidades.

Aprendi nadar e pescar de jequis de sangras, de  manzuâs, de anzol e de cofos de palha de Pindobas de Babaçu nas suas águas escuras e Limpas, que naquele tempo ele era cheio de peixes, com uma variedade  impressionante de Mandis dourados, Mandis moles, Piau de Coco, Piau de Vara, Sarapós Moreira, Sarapós do bico fino, Traíras, Lubaranas, Flecheiros, Lampreias, Lopes, Cascudos, Carás, angatis ou Bate Papos, Piabas Rabo de Fogo, João Duros e Camarões.

Tornei-me adulto e o Amor pelo Rio Preto, que eu costumo tratá-lo de Meu Rio Preto Adorável,  foi  crescendo a cada dia e hoje já descendo a escada do Tempo e da VIDA, este AMOR e ADMIRAÇÃO tornaram-se eternos. Luto como posso, com gestos reais, palavras e esclarecimentos a crianças  jovens, adultos e aos meus pares IDOSOS, apelando para que eles não se descuidem de preservarem as margens e o leito do nosso Benfeitor Rio Preto, porque Ele é fonte de Vida Sadia,  se respeitado e tratado com AMOR.

Cheguei ao entardecer da  Aurora da minha Vida ligado a esse Herói Natural de inúmeras gerações, desde os nossos ancestrais que tanto ZELO tiveram por ele. Os meus País, os meus Avós e os meus Bisavós que eu tive a Graça de conhecer e conviver com todos eles, me legaram este exemplo miraculoso. A vegetação aquática e ribeirinha, no leito ou nas margens do Rio Preto eram  intocáveis, a área dessa vegetação eles chamavam de CONSERVAS equivalente  ao que chamamos hoje de RESERVA AMBIENTAL, ou ÁREA DE PRESERVAÇÃO  AMBIENTAL. Orgulho-me de todos eles e agradeço este legado maravilhoso.

Um dos grandes e significativos Marcos da Semana da PÁSCOA e de todos os meus passeios ao meu Amado Povoado LARANJEIRAS, depois do culto de Adoração ao nosso Cordeiro Imolado JESUS CRISTO,, dos abraços e acolhimento Fraternos dos meus parentes  dos meus amigos, das guloseimas e dos bolos saborosíssimos e o meu Rio Preto. Na Verdade, depois do culto ao nosso Salvador JESUS CRISTO, são mesmos Eles, os meus Amados RIO PRETO e Povoado Laranjeiras os Marcos iniciais  relevantes da minha História.

Minha LARANJEIRAS QUERIDA e AMADA e meu RIO PRETO QUERIDO e  AMADO, onde na  Semana de PÁSCOA deste Ano eu revivi e vivi momentos inesquecíveis e agradáveis, eu os Elejo CORDAS DO MEU CORAÇÃO  E ACALANTOS DA MINHA ALMA!


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

  1. esta certo policia pra fazer a segurança pulblica e guadinhas e mesmo pra organizar o transito e figiar orgos pulblico policia e policia guarda e guarda caralio.

    ResponderExcluir
  2. Tem alguém trabalhando na política de Buriti que vai surpreender a todos. Visivelmente tem nego com as barbas de molho e medindo a pressão a todo momento. Aguardem, ele vem aí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.