CÂMARA DE VEREADORES DE BURITI-MA FAZ SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DE ELEIÇÃO E RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA NESTA TERÇA-FEIRA (20)

Votação secreta terá início às 10h e vai eleger o presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário para o biênio 2023-2024.

A Câmara Municipal de Buriti-MA realiza, nesta terça-feira 20/12, a Sessão Extraordinária de Eleição e Renovação da Mesa Diretora do Poder Legislativo. Os vereadores estarão reunidos, a partir das 9h, no Plenário “Aidil de Sousa Carvalho”, para a votação dos nomes que ocuparão a presidência, a vice-presidência, as 1ª primeira e 2ª segunda secretarias, para o biênio 2023-2024. A informação está no Edital de Convocação nº 02/2022, publicado pela atual Presidente da Casa vereadora Naires Freire.

 Pelas regras no Edital, o horário e o prazo limites para o registro de chapa será até às 09 horas, do dia 20 de dezembro de 2022, em conformidade com as normas contidas no Regimento Interno e Lei Orgânica Municipal, e os interessados deverão inscrever-se através de requerimento único, conforme modelo constando os cargos previstos no Regimento Interno PRESIDENTE, VICE-PRESIDENTE, 1º SECRETÁRIO E 2º SECRETÁRIO, bem como, o nome e assinatura legível dos respectivos membros.

É proibida a inscrição de vereadores em mais de uma chapa, como forma de garantir tratamento isonômico entre vereadores, e só concorrerá a eleição da Mesa a chapa cuja composição estiver completa. Também ficou definido que o prazo e horário para inscrição de chapas são improrrogáveis e a votação será secreta, mediante cédulas impressas, com a indicação dos nomes dos candidatos e respectivos cargos, as quais serão recolhidas em urna. Caso nenhuma das chapas concorrentes atinjam a maioria absoluta de votos proceder-se-á, imediatamente, um novo escrutínio no qual considerar-se-á eleito o mais votado.

Será usada para a votação apenas uma caneta que será entregue pela presidência na hora da votação, e não será permitido levar aparelho celular e nem máquina fotográfica para o local destinado a votação. A apuração será realizada logo em seguida, assim que todos os vereadores presentes já tenham votado, e se constatado, algum indício de simbologia, rasura, corte ou algum outro meio de identificação de voto, na devida chapa registrada, que não seja apenas o X marcado na opção da chapa, ou voto em branco, será o respectivo voto anulado e o resultado proclamado imediatamente.

 Os vereadores eleitos para a Mesa ficarão automática e antecipadamente empossados para o mandato de dois anos que passará a vigorar somente a partir do dia 1º de janeiro de 2023, mediante até 31 de dezembro de 2024.

 EM TEMPO: Nos últimos dois dias, o CORREIO BURITIENSE tem ouvido fontes sobre os bastidores desta eleição.  Traições, choro e dinheiro têm sobrado nas discussões edis.  O Palácio Bernardo Almeida tem jogado pesado para eleger seu vereador preferido e isso tem provocado mágoas e racha na base governista. Se não abrirem o cofre, digo o olho, as coisas podem se complicar para gestão municipal na Câmara.



Comentários