Mais 13 municípios do Maranhão são liberados pelo Anatel para instalação do sinal 5G

Foto: 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou a instalação do 5G para mais 13 cidades do Maranhão a partir desta segunda-feira 27/2. Com isso, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

Até o momento, um total de 487 localidades obtiveram a liberação pela Anatel, em todo o país, da instalação do sinal da internet 5G na faixa de 3,5 gigahertz (GHz), que oferece maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta). No Maranhão, a liberação desta segunda (27) será nas seguintes cidades:


· Alcântara
· Axixá
· Bacabeira
· Cachoeira Grande
· Icatu
· Morros
· Paço do Lumiar
· Presidente Juscelino
· Raposa
· Rosário
· Santa Rita
· São José de Ribamar
· Timon

Em todo o Maranhão, apenas São Luís já possui o sinal instalado e liberado. Além dessas cidades, existem outras cidades em que o planejamento de instalação já está aprovado e a liberação do sinal 5G está previsto para 30 de junho de 2023.

 

O que é o 5G e como acessar

O 5G - ou quinta geração de internet móvel - promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo (saiba mais abaixo).

Para ter acesso, é preciso ter um celular compatível com a tecnologia. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G. Os aparelhos mais novos, em geral, já vêm habilitados.

PROCESSO DE ATIVAÇÃO

Cabe à Anatel liberar a ativação do sinal do 5G. Com a autorização, as operadoras Claro, TIM e Vivo — vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G — podem oferecer o serviço aos seus clientes.

(G1 MA)

Comentários