Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – INCENSADOS PELO TURÍBULO DA IGREJA DE SANT'ANA


Mário Quintana assevera que "o passado não reconhece o seu lugar; está sempre presente" e Albert Einstein considerado por alguns um louco, afirma que "Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se:  Se escolher o mundo, ficará sem o amor, mas se escolher o amor, com ele conquistará o mundo." Sempre meditando sobre a minha infância na minha Buriti querida e nas estradas pelas quais trilhei interligando os lugares onde busquei através de uma luta renhida vencer as intempéries e trazer os loiros da vitória para presentear os meus pais, a minha família e a minha Gente buritiense, chego à conclusão de que esses dois gênios estão cobertos de razão.

Quando garoto aqui neste Torrão Sagrado, eu acompanhava vivenciando na nossa cidade, as festas eminentemente sociais desde as da Escola e também as religiosas. Fui amigo de todos os sacristãos da Paróquia local na época, mesmo sendo mais novo do que todos eles, Doraci meu primo, Zé Aldir e Camilo, meus diletos amigos, com os quais aprendi a Badalar o SINO da Igreja, a campainha na hora da Elevação de Cristo e também a fabricar as Hóstias - e a comê-las no verdadeiro sentido, principalmente as hóstias grandes, logicamente não consagradas.

No período das Santas Missões, conheci o Frei APOLINÁRIO, um Capuchinho que se tornou amigo da garotada me incluindo nesse rol e num certo dia me treinou a manejar o TURÍBULO da igreja e eu me senti um Anjo, ao incensar além do Crucifixo representativo de Jesus Cristo, também a Comunidade ajudando esse Frei nesse ritual. A minha família ficou encantada e os meus pais, meus avós e outros membros dela imaginaram que eu poderia ser um bom padre, o que foi uma honra que me lisonjeou muito até a hora de encontrar-me com a minha namorada, quando percebi que apesar de ligado à Fé Cristã Católica, de ter sido Batizado e Consagrado, o meu próximo Sacramento mais desejado naquela época, ainda em idade infantil já era mesmo o Matrimônio.

Andei mundo a fora e sempre voltando a minha Terra, ligado às pessoas e às nossa riquezas naturais dentre elas as fontes de água pura dos Riachos do Tubi, do Morro, do nosso Rio Preto e do nosso monge Rio Parnaíba que engrandecia a nossa cidade com o Porto do Mocambinho beneficiando o comércio local e toda a população, pois era através dele a via de transporte fluvial que nos ligava a já desenvolvida cidade de Parnaíba no Piauí e consequentemente ao progresso.

Após adquirir o meu bacharelado e já no exercício da advocacia, sendo um razoável pensador ligado ao passado, passei a entender que o futuro era na verdade o passado melhorado, evoluído e um privilégio da maioria dos humanos que que o alcançavam. Voltando a residir e morar novamente em Buriti, continuei a participar ativamente do maior Festejo Religioso católico não sua inteireza, participando de Missas e sempre na primeira fila, fui alcançado pelo Incensamento efetuado pelos Padres auxiliados por jovens que na minha época se chamavam de Coroinhas. Participei da Procissão de Encerramento do Festejo após a sua chegada na Igreja, cujo Incensamento teve a participação de sua eminência o Bispo da Diocese de Brejo e dos Padres presentes.

Novamente de frente para o Turíbulo da Matriz de Sant'Ana senti o cheiro do incenso lançado sobre a comunidade  presente e me vi no outrora, no passado,  e ao buscar a inspiração para escrever este texto, abracei feliz a tese dos  pensadores retro  mencionados, convencido de que o passado é verdadeiramente  o presente que muitos ou a maioria chama de futuro… Fui novamente presenteado pelo Senhor nosso DEUS, por nossa  Padroeira  e por  São Joaquim,  porque com a minha Gente  neste último Festejo buritiense fomos mais uma vez INCENSADOS PELO TURÍBULO DA IGREJA DE SANT'ANA.


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários