Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – A MINHA BURITI E A MINHA ACADEMIA QUERIDAS, DOIS AMORES ANIVERSARIANDO


    Ao suspender temporariamente a edição desta Coluna, fui surpreendido pelos lamentos de alguns amigos leitores com aquele "OH, que pena, e porquê?" Todos tocaram profundamente a minha sensibilidade chegando a emocionar-me ao senti-me prestigiado por um número expressivo de conterrâneos e conterrâneas leitores assíduos dos meus textos, embora o meu amigo e confrade Aliandro já tivesse me informado que a Coluna estava consolidada. Dois desses preciosos leitores entretanto foram mais profundos em seus lamentos e somente hoje revelo : os meus diletos amigos, Confrades e Irmãos Aliandro Borges que é o Pai Adotivo da SEXTA DE NARRATIVAS ao dizer-me "meu confrade, ESTOU SENTINDO UMA GRANDE SAUDADE, UM VAZIO, mas o senhor é quem sabe!"

    O meu DECANO Irmão, amigo e confrade de longa CAMINHADA, Raimundo Marques, também falou como se fora num GEMIDOOO dolorido, dizendo-me : "EU já me habituei a ler as suas Crônicas e sentirei muita falta delas nas próximas Sextas-feiras". Esclareci aos dois, que a suspensão dar-se-ia apenas pelo período necessário para eu organizar os textos que deveriam compor o meu primeiro Livro, após três anos e dez meses de Caminhar Vitorioso cantando e contando a história da nossa Buriti Querida e da nossa Gente Linda. Com esta explicação, meus dois caríssimos leitores suspiraram aliviados.

   O mês de dezembro se aproximando e o Presidente da ACADEMIA BURITIENSE DE ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS - ABALC, marcou a nossa Solenidade comemorativa do 4º Aniversário da sua Fundação, ocorrida no dia 30 de novembro de 2019, para o dia 03 de dezembro. A festa foi MARAVILHOSA, embora com a presença diminuta dos Confrades e Confreiras, que foi uma marca constante nesses quatro anos, a ALEGRIA reinou nessa noite que se tornou INESQUECÍVEL!

    Também já havia a expectativa do Aniversário da nossa Buriti, uma JOVEM de 85 Anos de nascimento que se vestiu de um manto composto de Beleza, de Alegria, de um Brilho Multicolorido embalado pelo batimento cadenciado dos corações de todos os buritienses devotando todo o seu Amor ao nosso TORRÃO SAGRADO.

       Eu quase não cabia dentro do meu próprio corpo, tão grande era o meu regozijo em estar presente com todos os meus queridos e amados conterrâneos nesta Festa Marcante no meu Caminhar nesta NAVE que eu chamo de VIDA. Enfim duas festas para ficarem VIVAS na Mente, na Alma e nos Corações de todos àqueles que dela participaram.

   Cumpre-me também, para ser justo, agradecer o empenho dos Chefes do Poder Executivo e do Poder Legislativo e de todos os seus colaboradores no sentido de darem uma Roupagem digna da nossa cidade no seu DIA ESPECIAL.

   Dedico com profundo respeito e agradecimento este texto e o meu retorno às páginas do Correio Buritiense aos meus leitores e leitoras, pedindo que entendam o meu agradecimento e oferecimento ESPECIAL, aos meus Confrades e Amigos Aliandro Borges e Raimundo Ferreira Marques!

       Por derradeiro, agradeço a TI, meu Senhor e meu DEUS de bondade e de AMOR por conceder-me a dádiva de vivenciar tanta alegria e TI imploro oh PAI misericordioso, que proteja e , abençoe A MINHA BURITI E A MINHA ACADEMIA QUERIDAS, DOIS AMORES ANIVERSARIANDO!




SOBRE O AUTOR 

- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários