Saiu hoje (18/10), às 9h, um comboio cheio de romeiros, pessoas que são devotos de São Francisco das Chagas e do Padre Cícero Romão, com destino às cidades de Canindé e Juazeiro, no estado do Ceará.
![]() |
Em destaque, Antônio Roseno Feitosa,o Ferro Velho. |
Há 31 anos consecutivos, Antônio Roseno Feitosa, mais conhecido como Ferro velho, organiza aquela que é uma das principais tradições religiosas de Buriti: Romaria a Juazeiro e Canindé. A romaria ocorre, normalmente, no período entre outubro e dezembro.
De acordo com a bibliotecária Maria do Carmo Andrade, da Fundação Joaquim Nabuco, de Recife-PE, a romaria pode ser definida como uma viagem ou peregrinação a algum local religioso ou de devoção, centro de peregrinações cristãs; e o romeiro é a pessoa que toma parte na romaria.
No caso de Buriti, a romaria tem como destino as cidades de Canindé e Juazeiro e dura cerca de sete dias, incluindo ida e volta.
Canindé é uma cidade onde o turismo religioso atrai tantos devotos que o Vaticano concedeu o título de basílica à Igreja matriz; lá, na cidade, se comercializam imagens de santo, terços, fitinhas, velas, medalhas e tem também uma casa dos milagres, onde se expõem os ex-votos. É a segunda maior romaria do mundo em homenagem a São Francisco.
Juazeiro é a cidade onde viveu o padre Cícero, considerado santo para muitos brasileiros. É considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de romeiros todos os anos.
Os devotos seguem, em sua maioria, para pagar as promessas. A promessa pode ser de usar somente a cor marrom (ou outra) por um longo período, praticar ou não certos atos, conservar cabelo grande, entre outras.
Rogério Caldas, que faz sua primeira peregrinação a Canindé, está contente, porque, segundo sua mãe, quando criança ele quebrou a clavícula e ela apelou a São Francisco, que atendeu o pedido e, portanto, agora ele vai poder pagar a promessa de ir até a basílica do Santo, no Ceará.
Edmilson dos Santos já é conhecido nas romarias, pois faz 20 anos que ele participa. Já pagou promessa e agora só cumpre o ritual anual de viajar às cidades destino dos devotos, porque, segundo ele, “acha bom”.
![]() |
Segunda pessoa da esquerda para direita, sr Edmílson dos Santos, romeiro há 20 anos |
Quanta hipocrisia ! Aposto que a maioria desses , votaram no Neném . Agora vão pedir ajuda para os santos resolverem os sues problemas .
ResponderExcluirQue legal...pelo menos uma noticia boa.
ResponderExcluirhipocresia vç churupita e um otario não sabe de nada i ficar converssando besta seu otario
ResponderExcluirEu jafui eu vou todo ano
ResponderExcluir