Pular para o conteúdo principal

TRANSPARÊNCIA ESTIMULA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO COMBATE À CORRUPÇÃO

Veja como o papel do CORREIO BURITIENSE é importante para nossa cidade.
Os líderes e as autoridades reunidas na 15ª Conferência Internacional Anticorrupção finalizaram o encontro com a aprovação da Declaração de Brasília, cujo teor se fundamenta no combate à impunidade e em práticas cotidianas transparentes de instâncias públicas e governamentais.
De acordo com o texto da declaração, o impacto da transparência deve ser percebido em diversos níveis da sociedade, estimulando a população a unir forças no combate à corrupção, principal ponto de discussão da conferência que começou na quarta-feira (7) e terminou hoje (10). A conferência, que foi aberta pela presidenta Dilma Rousseff, teve cerca de 1,9 mil participantes, de mais de 140 países, segundo a organização.
A impunidade foi citada como um risco para a sociedade. Para combater esse fator, foi proposta a promoção do engajamento da população em iniciativas contra a corrupção. "Se a impunidade não for combatida, corre-se o risco de que o tecido social, a supremacia da lei, a fé na política e a nossa esperança por justiça social sejam dissolvidas", diz o texto.
Depois de diversos debates ao longo dos dias da conferência e uma plenária em que foram debatidos os pontos principais da declaração, o texto foi aprovado pelos representantes de diversos países presentes no evento. No encontro, tratou-se de temas como soluções globais para a corrupção, mobilização da sociedade, ferramentas online de combate à corrupção, impunidade, crime organizado e transparência.
Para tal, enfatizou-se a necessidade da atuação da imprensa de forma livre, do acesso irrestrito à internet e de outros caminhos de informação ao público que facilitem a luta contra a corrupção. Ainda foram citadas, na declaração, a necessidade da ampla participação de jovens e mulheres, afetados "desproporcionalmente pela corrupção", segundo o texto.
A Conferência Internacional Anticorrupção é considerada o evento mais importante sobre o tema, reunindo chefes de Estado, representantes de governos e da sociedade civil. O debate ocorre em um país diferente a cada dois anos, promovido pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional. Em 2010, a conferência foi em Bangcoc, na Tailândia.
DILMA DEFENDE IMPRENSA LIVRE EM EVENTO DE ABERTURA DA 15ª CONFERÊNCIA ANTICORRUPÇÃO
A presidente Dilma Rousseff defendeu que a imprensa seja livre durante a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção na manhã desta quarta-feira (7), em Brasília.
Dilma afirmou que a prevenção e o combate à corrupção hoje no Brasil são "práticas de Estado". Ela destacou ainda que, apesar dos "exageros" da mídia, é preferível a um país ter uma imprensa livre.
"Como eu já disse várias vezes, eu estou convencida de que mesmo quando há exageros --e nós sabemos que eles existem--, é sempre preferível o ruído da imprensa livre ao silêncio tumular das ditaduras", declarou, em meio ao debate no PT e em setores do governo de promover um sistema de regulamentação da imprensa.
A presidente destacou também que o discurso contra a corrupção não pode ser usado como arma política.
"O combate ao malfeito não pode ser usado para atacar a credibilidade da ação política. O discurso anticorrupção não deve se confundir com o discurso antipolítica ou antiestado. Deve reconhecer o papel do Estado como desenvolvimento importante à transparência. O Estado é o destinatário das mobilizações por transparência", afirmou.

Comentários

  1. o que vocês acham das barbaridades de nossa policia? deixa bandido fugir algemado da delegacia, mas apontar arma pra cabeça de cidadão por esta sem capacete! isso é de mais meu povo. Fora Florismar! chega de privilegios para seu Neto Borges, Herbeth, Toinho françês e outros. Porque só eles tem o direito e andarem sem capacete na cidade em? e os outros vc coloca arma na cabeça...?

    ResponderExcluir
  2. Vice será qual é essas péssima qualidade q seu zuca tem ou é dor de cotovelo deve ser algum pucha saco do do senhorzinho zé vilir pq estou sabendo que quem falou estes seus comentários foi zé vilar e naldo batista estou sabendo também que ele zuca entrou na justiça contra estes dois cabra que inclusive ja teve audiencia com os mesmo e o processo continua na justiça qual o exemplo que estes outros tem zé vilar nao pode ser candidato pq responde por corrupçao ladrao de dinheiro publico isto é fato dp vou colocar aqui os numeros dos processos do zé vilir para refrescar a sua memoria marquinhos SEU ZUCA ESTOU COM VOCÊ qq decisão sua sei da sua responsabilidade e sei do projeto que vc tem para nossa cidade.não lique para estes comentários quem faz estes tipos de comentário insinuando é pq nao gosta de vc quem lhe conhece com certeza não pensa assim! Boa Sorte Amigo

    ResponderExcluir
  3. Bem não sou parente do zuca mas votei nele e eu acho que vc ismael não pode chamar o zuca nem de traidor nem de covarde acho que vc realmente não gosta dele é um problema pessoal pq zuca ainda nao administrou buriti para falarmos mal do cara sendo assim pq vc não fala o mesmo do ex presidente Lula e Dilma que os mesmo se coligaram com sarney que eu acredito que vc nao vota neles e O Ex presidente com certeza voce sabe foi quem melhorou o pais uma andorinha só não faz verão! analize amigo e não fique julgando e
    ste rapaz que vem tentando fazer um trabalho e sei que ele tem um projeto para buriti só que o povo ainda não deram oportunidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...