Pular para o conteúdo principal

GRUPO MUZENZA REALIZARÁ 1º CIRCUITO INFANTO JUVENIL DE CAPOEIRA EM BURITI DE INÁCIA VAZ

O Grupo de Capoeira Muzenza realizará no próximo sábado 21, sob a coordenação do mestre Jabiraca, e com o apoio da SEMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), da prefeitura municipal e da Academia Aerofitness, o 1º Circuito Infanto Juvenil de Capoeira em Buriti. As apresentações ocorrerão a partir das 14h no Ginásio Poliesportivo Chagas Prazidio.
Além desse circuito, o grupo Muzenza também já desenvolve um trabalho social na sede da Amib, juntamente com os alunos-colaboradores Edivaldo, Saymon, Geovane, Evandro Mourão e Marcos Aurélio que auxiliam nesse trabalho. As atividades são realizadas sempre aos sábados e domingos no horário das 16h30 as 18h30.
HISTÓRICO DO GRUPO MUZENZA
No Brasil - O Grupo Muzenza de Capoeira, foi fundado em 5 de maio de 1972, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como seu fundador, Paulo Sérgio da Silva (Mestre Paulão), oriundo do grupo Capoarte de Obaluaê, do Mestre Mintirinha (Luís Américo da Silva).
Em outubro de 1975, chega a Curitiba – Paraná – Mestre Burguês (Antônio Carlos de Menezes), que depois de lecionar nos bairros do Méier e Madureira, no Rio de Janeiro, decide fundar mais um núcleo do Grupo Muzenza no Sul do Brasil, implantando e desenvolvendo uma metodologia e uma filosofia própria, voltada para as raízes da capoeira, tendo introduzido essa modalidade em clubes, quartéis, escolas, academias, comunidades carentes e comunidades negras.
Mais de 15.000 alunos, já passaram pelo Grupo Muzenza de Curitiba, e hoje o Grupo se faz presente em 26 estados brasileiros, e 35 países, buscando sempre os fundamentos e as raízes da capoeira através de muita pesquisa.
Desde 1975, o Grupo passou a ser presidido pelo Mestre Burguês.
NA CIDADE DE BURITI - Fundado em 1997, pioneiro Guido, praticante na época do extinto grupo Capuraginga, filiou-se ao grupo Muzenza em Teresina-PI. A partir daí, Guido, apenas como praticante da arte, desenvolveu vários trabalhos na comunidade com crianças e jovens, procurando contribuir no desenvolvimento prático e teórico, contribuindo para a formação dos mesmos. O trabalho foi fundamental para impedir que muitos jovens se envolvessem com o mundo das drogas e da marginalidade, dando a oportunidade aos praticantes de conhecerem um pouco da historia da nossa arte genuinamente “capoeira”.
PROJETOS DESENVOLVIDOS EM BURITI/MA – Em 2007, através do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), a capoeira foi desenvolvida no bairro Bacuri, onde tinha como alvo principal crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social, sendo expandido, posteriormente, para o bairro Santo Antonio (rua da cadeia) e também para o povoado Mocambinho.
Atualmente, participam desse projeto algo em torno de 250 alunos, sendo que já passaram pelo projeto aproximadamente 600 crianças e jovens. As aulas são ministradas nas segundas e terças, das 16h as 19h30.
Esse trabalho foi criado e desenvolvido por João Lima Filho, mestre Jabiraca, como forma de arte, esporte e cultura, dando oportunidade também aos alunos de se identificarem com outros vários seguimentos que existe na capoeira.



Comentários

  1. show de bola este seu documentario
    Ass.saymon

    ResponderExcluir
  2. é nós amigo estamos levando a cultura a cidadania através do esporte a muitas crianças da nossa cidade não sómos melhores que ninguém mas estamos fazendo a nossa parte.... e de já convido a todos que queiram conhecer a filosofia do grupo muzenza.. não somos apenas um grupo mas sim uma grande família.... convido a todos os leitores a participar do nosso evento e conhecer de perto o nosso trabalho com essas crianças ... axé a todos

    ResponderExcluir
  3. DE JÁ AGRADEÇO AOS COLABORADORES QUE NOS AJUDARAM ATÉ O MOMENTO...
    LOJA MAGAZINE BURITI,MERCANTIL ECONOMICO, LOJA CASA NOVA, COMERCIAL BATISTA, ADHEMAR LAGO,AGROZOO, FARMACIA GENERICA,FARMACIA PAGUE MENOS, FARMACIA CANUTO,CASA BORGES,SALÃO LA BELLY, FARMACIA E POSTO SÃO JOSE,RADICAL MOTOS, ACADEMIA AEROFITNESS,FRANCINILÇE MOURÃO,FARMACIA GENERICA,KK AUTO PEÇAS, LOJA SÃO FRANCISCO, ESPECIALMENTE AO CORREIOS BURITIENSE.... DE JÁ CONVIDO A TODOS A PARTICIPAREM DO EVENTO. CONHECER DE PERTO A FILOSOFIA DO GRUPO, O NOSSO TRABALHO, AOS PAIS QUE APOIAM AOS QUE CRITICAM PARA QUE POSSA TER UMA VISÃO DO SÓMOS.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...