Pular para o conteúdo principal

JUSTIÇA DETERMINA QUE PREFEITURA DE BURITI NOMEIE CANDIDATA APROVADA EM CONCURSO DE 2012 PARA CARGO DE GUARDA MUNICIPAL

O juiz José Pereira Lima Filho, Titular da Vara Única da Comarca de Buriti-MA, acatou Mandado de Segurança (MS) impetrado por GERIDIANE FERREIRA DE OLIVEIRA, candidata aprovada em concurso de 2012 para cargo de guarda municipal, contra ato do prefeito municipal Naldo Batista e determinou, liminarmente, que a prefeitura a nomeie para vaga reivindicada.
Em seu MS, a defesa argumentou que Geridiane havia sido aprovada no concurso público para o cargo de guarda municipal realizado pela Prefeitura do Município de Buriti, homologado em 26 de março de 2015, conforme Decreto nº. 001/2015, e que o edital previa a quantidade de dez vagas para ampla concorrência e uma vaga para portador de necessidades especiais. Porém, a Administração do Município convocou 26 candidatos (dentre aprovados no número de vagas e excedentes), sendo que apenas 13 dos convocados tomaram posse.
Em 04 de abril de 2017, já na nova gestão municipal, houve uma reconvocação de candidatos que já haviam sido convocados na publicação anterior, o que, para defesa da autora do MS, acabou “favorecendo assim, os candidatos faltosos que deixaram de comparecer à primeira convocação prevista no referido decreto, o qual estipulava o prazo de 07 (sete) dias para comparecimento na sede da prefeitura municipal e tomar posse nos respectivos cargos (...)”. Sustentou ainda que “a reconvocação dos candidatos acima destacados, prejudicou sobremaneira a ordem classificatória dos candidatos, uma vez que o edital de convocação publicado em 04 de abril de 2017, expedido pelo impetrado LOURINALDO BATISTA DA SILVA, preteriu a vaga da impetrante (NÃO FOSSE A RECONVOCAÇÃO) – deveria constar no edital de convocação como a 5º (quinta) convocada entre os acima mencionados”.
Na decisão, o juiz argumenta: “ao que tudo indica a autoridade coatora cometeu ato ilegal ao convocar em 04 de abril de 2017 candidatos cujo ato de convocação anterior, datado de 08 de abril de 2015, havia perdido efeito. Ora, caso a posse não ocorra no prazo fixado pelo ato de nomeação (ou convocação), ficará sem efeito o ato de provimento. Tal regra é básica no regramento legal relativo ao ingresso no funcionalismo público brasileiro, em todos os âmbitos (federal, estadual e municipal). Os candidatos foram nomeados em 08 de abril de 2015, para tomar posse em 07 dias. Exaurido o prazo, devem ser nomeados os candidatos subsequentes. O respeito à ordem de classificação é consequência do principio da impessoalidade.”
E conclui que a impetrante tem direito a nomeação por ter sido preterida na ordem de classificação, “em razão de nomeação de candidatos cujo direito a posse teria sido suplantado pelo decurso do tempo e concede a liminar pleiteada e determina à autoridade coatora [prefeito municipal] que proceda à nomeação de Geridiane Ferreira de Oliveira para o cargo de guarda municipal de buriti (MA).”  O juiz determinou, ainda, que o cumprimento da liminar seja demonstrado, no prazo de cinco dias, sob pena de crime de desobediência (art. 26 da Lei de Mandado de Segurança).
A decisão foi publicada no Diário da Justiça (DJE) da sexta-feira 25/8.

Comentários

  1. Muito bem Dr. Juiz, faça cumprir-se a lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo você fala para Dr. Juiz fazer cumprir a lei concordo com você, a lei tem que ser cumprida o neném mourão tem que devolver, tudo que roubou ou pelo menos o que foi determinado para ele devolver só que corrigido é claro, e o Rafael tem que devolver tudo que roubou do povo de buriti de preferencia corrigido.

      Excluir
  2. Muito bem senhor juiz. Der uma olhadinha também nos professores excedentes que estão com uma ação liminar contra a prefeitura.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem senhor juiz. Der uma olhadinha também nos professores excedentes que estão com uma ação liminar contra a prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE O CONCURSO DE 2004 QUE ESTÁ NA JUSTIÇA....

    ResponderExcluir
  5. só se for a justiça mesmo pra olhar esses professores ,porque naldo batista nao olha ,ele prefere contratar milhares de professores do que chamar os concursados que tem direito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...