Pular para o conteúdo principal

REDE DE CONTROLE FORMA AUDITORES SOCIAIS EM CHAPADINHA (MA)

Com palestras sobre temas como educação fiscal e cidadania, análise de prestação de contas, mecanismos jurídicos de controle social, lei de acesso à informação e transparência, a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão realizou, na última sexta-feira (25), no município de Chapadinha, a 69 km de Buriti/MA, mais uma Audiência Pública de Controle e Cidadania.  O objetivo é formar “AUDITORES SOCIAIS”, cidadãos capacitados a exercer o controle social da administração pública, um direito assegurado pela Constituição Federal.
Segunda audiência deste semestre, o evento reuniu representantes de vários municípios do baixo Parnaíba, como Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Urbano Santos, São Benedito do Rio Preto, Magalhães de Almeida, Buriti e Tutóia, entre outros.
O público preferencial das audiências de Controle Social são integrantes dos conselhos municipais, líderes comunitários, vereadores e a população em geral, além de gestores públicos. Em Chapadinha, o evento contou com a participação de secretários municipais e vereadores, além do prefeito do município, Magno Bacelar. Também marcou presença o Ouvidor do TCE, conselheiro Washington Luiz Oliveira.
De acordo com o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no estado, Alexandre Walraven, que falou sobre os mecanismos jurídicos de controle social, a formação de auditores sociais é estratégica para a Rede de Controle do Maranhão, que vem sendo considerada uma das mais ativas do país, tendo conquistado uma recente vitória de alcance nacional no que diz respeito à aplicação das verbas recuperadas do antigo Fundef por parte das prefeituras maranhenses. “Por melhor aparelhados que estejam os órgãos de controle, eles não podem estar em todos os lugares. Dessa forma, terão cada vez mais sucesso em sua missão quanto mais a população auxiliar seu trabalho por meio dos auditores sociais”.
Uma vez capacitados, com direito a certificado de participação, os auditores sociais formados pela Rede passam a ser interlocutores direito dos órgãos de controle, auxiliando na tarefa de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública em benefício da sociedade como um todo. “É fundamental que esse trabalho seja colocado acima das querelas políticas locais, do denuncismo vazio. O que buscamos é garantir que o orçamento público seja utilizado de forma honesta e eficiente”, adverte o auditor do TCE Antonio Ribeiro Neto.
Responsável pela palestra sobre a análise das prestações de contas feita pelo TCE, Ribeiro destacou os investimentos em tecnologia da informação que vem permitindo ao órgão atuar com mais agilidade nos últimos anos, com destaque na prevenção de danos ao erário. “Mas só poderemos atingir esse objetivo plenamente se contarmos com a participação da comunidade, por meio do controle social, por isso a formação de auditores é de importância crucial”, destaca.
Para a professora da rede municipal e ex-presidente do Sindicato dos Professores do município (Sindchap) Jane Andrade, a formação de auditores sociais pode contribuir imensamente para melhorar a vida da população, por meio do aperfeiçoamento da gestão pública. “Muitas vezes o cidadão quer cobrar, mas não sabe como fazer. Com essas capacitações, podemos ser mais objetivos tanto no acompanhamento dos gastos quanto na formulação de eventuais denúncias. Muitas vezes os órgãos são acusados de inoperância quando as denúncias é que são mal formuladas. Os auditores sociais podem mudar essa realidade”, analisa.

 (Do TCE/MA)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...