Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – ÁLVARO DE OLIVEIRA COSTA, UM POLÍTICO DE VERDADE


Se utilizarmos uma conceituação moderna, a Política é uma ciência MORAL normativa do governo da sociedade civil. Também poder-se-á dizer que ela é o conhecimento ou o estudo das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder Estatal e entre os Estados. Lamentavelmente, na atualidade vemos a desvirtuação desses conceitos, com a maioria dos políticos transformados em profissionais da rapinagem, da corrupção em busca do enriquecimento ilícito sem sequer pensarem nos cidadãos que lhes confiaram a sua representação perante o Poder do Estado.


O cidadão ÁLVARO DE OLIVEIRA COSTA, um buritiense de poucas letras, no dizer popular, oriundo de família simples, no entanto de bons costumes, do Povoado Barro Branco, comerciante e lavrador, casado e pai de uma prole numerosa, ingressou na Política e durante doze anos consecutivos exerceu três mandatos de VEREADOR cumprindo fielmente o seu papel de bem representar os seus conterrâneos e a sociedade da sua terra na Câmara Municipal de Buriti, com dignidade e devoção ao Cargo e a sua GENTE .


Assíduo aos trabalhos do Legislativo, jamais abandonou a sua luta pela manutenção do equilíbrio moral, econômico, financeiro e educacional da sua família, dedicando-se ao labor no seu comércio e na sua lavoura, distribuindo praticamente total a gratificação pecuniária que percebia inerente ao cargo de Vereador no atendimento às necessidades dos seus conterrâneos mais necessitados, fossem ou não seus eleitores.


Seu ALVIM, ou o Vereador ALVIM, como era conhecido notabilizou-se pelo AMOR e Respeito dedicado aos filhos e ao seu povo, aos seus pares no Legislativo sem se tornar nem mesmo rancoroso, com aqueles que o traíram rasteiramente, circunstâncias que se tornaram corriqueiras na seara política. Eu o conheci numa reunião da AMIB e trocamos cumprimentos quando respondi a um questionamento dele sobre quem teria fundado esta Associação, que no entendimento dele era de elevado valor para a nossa terra. Ele faleceu aos aos oitenta e três anos e deixou um legado político brilhante de trabalho e honradez para os seus filhos e para a sua família.


Deixou também SAUDADES no seio da sua Família, na comunidade Barro Branco, nos Povoados e comunidades circunvizinhas. Seus filhos Antonio César de Oliveira Costa e Andréa de Oliveira Costa assumiram o seu legado político e na sequência, César se tornou vereador por dois mandatos, tendo sido Presidente da CÂMARA Municipal de Buriti, entregando a bandeira política da família para Andréa, que atualmente está no seu terceiro mandato contínuo, com o apoio de César, mantendo VIVA a trajetória traçada por seu ALVIM.


Por designo do Destino, segundo a compreensão de muitos, enquanto eu entendo ser do designo de DEUS, hoje sou membro da família dele, e tenho a certeza de que nos daríamos muito bem na condição de Genro e Sogro respectivamente, considerando que fui muito bem acolhido, pela minha Querida e AMADA Sogra Ana Veríssimo Costa, sua esposa, pela minha ADORADA Esposa Andréa e por todos os seus filhos, que conheci pessoalmente e com os que convivo. E através desta ligação familiar, eu o Homenageio IN MEMORIAM, meu sogro, com O TÍTULO HONORÍFICO de ÁLVARO DE OLIVEIRA COSTA, UM POLÍTICO HONESTO E INESQUECÍVEL DE BURITI.


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

  1. ATENÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO CARROS ALUGADOS PRESTANDO SERVIÇO PRA PREFEITURA ALUGADO SERÁ SE PÔDE?

    ResponderExcluir
  2. CARROS QUE PRESTA SERVIÇO PRA PREFEITURA EM PROGRAMAS SOCIAIS E TAMBÉM PARA SECRETARIA DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO TODOS ADESIVADOS SOBRE PENA DE PERDER O ALUGUEL SE NÃO FOR ADESIVADO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...