Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – EU, OS IPÊS E UM SONHO

  

Os ipês sempre me encantaram, principalmente os de flores amarelas, que enfeitaram por muitos anos as chapadas e as matas verdejantes da minha Buriti e ficaram para sempre gravados na minha memória, pois na época  não dispúnhamos da tecnologia que hoje tanto nos ajuda neste particular. No meu SÍTIO LARANJEIRAS em São Luís, além de Laranjeiras, Tangerineiras, Limoeiros, Pequizeiros, Abacateiros, Cajueiros e Cajuizeiros, que eu plantei de sementes levadas do meu Sagrado Povoado LARANJEIRAS, também plantei IPÊS de três  espécies, todavia o DESTAQUE é o  IPÊ AMARELO ou de flores amarelas que chama a atenção de todos as pessoas que visitam o meu QUINTAL, como gosto de chamar a minha VIVENDA.


Esse Ipê é tão especial, que nunca foi necessário podá-lo, os seus galhos se amoldam por obra na Natureza Criadora de um jeito Especial, que a cada Setembro se renova a beleza das suas flores nos mesmos resistentes galhos. A visão é maravilhosamente  LINDA de qualquer distância, e imaginem de cima do segundo piso da minha VIVENDA! É deslumbrante o destaque do meu Ipê no meio das outras árvores  frutíferas. Eu me deleito por horas a  fio.


O Núcleo da ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE BURITI-AMIB de São Luís, sempre orientado pelas conterrâneas irmãs Elizabeth e a nossa Saudosa Gracinha, pensou e tentou por em prática a ideia de inserir o IPÊ na paisagem da nossa Buriti querida a começar pela Praça Felinto Faria  e seguir pelas principais avenidas na cidade. Conseguimos algumas mudas, no entanto o Projeto foi pensado no envolvimento da Prefeitura,  da qual infelizmente, salvo engano, não recebeu o devido apoio.


Este objetivo tornou-se um SONHO MEU, que continua vivo e permeado de Esperança da sua realização, por ter a certeza de que  fará muito BEM ao ego e ao orgulho de toda a nossa Gente Linda e embelezará a nossa Terra. Sempre fui grato aos idealizadores da AMIB, Expedito Gomes de Lima e Mirian Passos Lima, meus primos, filhos natos da nossa Buriti, por esse feito espetacular e a todos os que se doaram para mantê-la sempre viva e em ação permanente e ininterrupta desde a sua criação, em particular todos os que honradamente a presidiram.


  Sempre tive também uma  admiração, carinho e gratidão especial às irmãs  FARIA,  me permitindo convicto, destacar com louvor as minhas amigas ELIZABETH, GRACINHA e YOLANDA. Por onde estive comentando a vida da AMIB, inclusive com Expedito, sempre elevei o nome dessas guerreiras e devotadas conterrâneas na sua sustentação, afirmando sem favores, que a despeito de todos os outros denodados colaboradores, incluindo-me dentre eles, embora o menor, sem essas JOVENS e INCANSÁVEIS lutadoras a AMIB, não teria alcançado o lugar que hoje ocupa na vida da comunidade buritiense. Conclamo os meus conterrâneos e conterrâneas buritienses, os dirigentes públicos do nosso município e todos os amigos de Buriti a se integrarem a esse trabalho de embelezamento, que se tornará histórico, engrandecerá a nossa terra em benefício de todos nós e encantará a todos aqueles que nos visitarão no futuro.


Minhas amigas ELIZABETH, GRACINHA E YOLANDA, rendo-lhes o meu preito de gratidão, carinho e respeito  pela maneira simples, sincera, pura, dedicada e de amor à terra que nos viu nascer e à AMIB, que vocês, com carrinho e amor maternal a adotaram e a mantém VIVA E ATUANTE!  Com fundamento no poder da minha sinceridade e do meu reconhecimento ao trabalho e desprendimento de VOCÊS em prol da nossa AMIB, eu as condecoro com o título  de BENFEITORAS AD PERPETUM DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DE BURITI!


SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...