Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – YOLANDA FARIA, UMA VIDA DEDICADA A SERVIR

Desde Criança na minha Buriti querida conheço YOLANDA MARTINS DE FARIA, pois a nossa Casa era bem próxima da residência dos Pais dela, Seu Osvaldo e dona Berenice, amigos dos meus pais e dos meus avós paternos. Yolanda já com formação em Contabilidade, trabalhava na Loja  Faria, de propriedade da sua família, onde também  laboravam seus pais, apesar de seu Osvaldo ser Prefeito da nossa cidade, na época.



Ela, ainda Jovem, já praticava o bem aos que dela se aproximavam, num exemplo de bondade e de AMOR ao próximo, fiel aos ensinamentos do nosso Salvador JESUS CRISTO e assim prossegue  ininterruptamente ainda hoje, já no entardecer da sua VIDA Terrena, fazendo o bem independentemente de quem seja, cumprindo um adágio popular antiquíssimo : fazer o bem  sem olhar a quem. Desde a primeira Presidente da Associação dos Amigos de Buriti-AMIB, ela tem sido um esteio forte na sua ADMINISTRAÇÃO,  incluindo o período em que eu a Presidi, sempre com a mesma disposição e amabilidade, fato reconhecido por todos. Voltei a morar e residir na nossa cidade há cinco anos e passei a observar o cotidiano da nossa bondosa Yolanda,  percebendo nela os traços de bondade divina na sua atuação .


Despojada de qualquer apego a bens materiais, tem distribuído seus bens havidos  com o produto do seu trabalho pessoal e os que lhe chegaram por herança dos seus país, distribuindo para pessoas criadas por eles ou por ela mesma e até a quem aparentemente lhe seria estranho. Constatei encantando um fato desta natureza, quando ingressei em Juízo na Comarca de VARA ÚNICA DE BURITI, com uma ação possessória e no meio do processo, descobri    que o meu constituinte na verdade, era um beneficiário dela e já havia vendido o bem imóvel objeto  da demanda a outrem, conforme escritura pública lavrada no Cartório do 2° Ofício local. Imediatamente, devolvi a parcela dos honorários já pagas pelos meus serviços ao aludido constituinte, repreendendo-o pela desonestidade.


De tanto observar a Vida de Yolanda, eu passei a tratá-la carinhosamente de Madre Teresa de Calcutá buritiense, ao que ela sempre retruca dizendo: não diga isso Djalma, que eu não tenho este merecimento, é até Pecado! Eu respondo, pois VOCÊ é um Anjo de Bondade, por todas as suas boas AÇÕES em favor de todos, principalmente dos mais humildes, e não aceito réplica. Ela faz um gesto suave com com a mão e sorri.

Beirando os oitenta anos de bondade praticada na Terra dos Humanos, conforme ela  me confessou, com passos lentos, quase todos os dias, a vejo caminhando pela cidade, normalmente no sentido de sua casa, que ele já fez doação para um sobrinho, rumo  a AMIB ou Banco do Brasil, cumprindo o seu desejo, a serviço do BEM de alguém, que é uma linda escolha de VIDA. De tão CRISTÃ e Divinal, apesar da preocupação das suas irmãs de que ela fosse fisgada pela  COVID SARS, ela tem sido Salva por DEUS, eu acredito.


Querida Amiga e conterrânea YOLANDA, por tudo o que VOCÊ representa para todos nós que a conhecemos de perto em termos de Bondade, eu a distingo com o TITULO de YOLANDA MARTINS DE FARIA, HEROÍNA E  MULHER ANJO DE BURITI.

 

 SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...