Pular para o conteúdo principal

Coluna SEXTA DE NARRATIVAS – CLARISSE BRAGA, UMA JOVEM SURPRESA NO EMPREENDEDORISMO BURITIENSE


Eu estava conversando com amigos sobre o oceano de incertezas que ronda a grande maioria da nossa Juventude mundial incluindo a da nossa interiorana Buriti, que a cada dia nos preocupa sobremaneira, desperdiçando o que resta de mais importante, o desenvolvimento educacional oferecido pelas redes públicas estadual e municipal, hoje oferecendo transporte público gratuito para os residentes na zona rural, merenda escolar, cujas melhorias sequer poderiam ser sonhadas no meu tempo de aluno do Curso Primário.

Naquele tempo, eu e o meu irmão Wilson, dois garotos do Povoado LARANJEIRAS, filhos de Lavrador, fazíamos o percurso para a cidade, montados em animais às vezes ou tocando cavalos, burros ou jumentos com cargas de Farinha, Arroz in natura, para ser pilado no Pilão de Piquizeiro, tapioca, amêndoas de Coco babaçu quebrado ou Tiquira em latas de flande, para serem vendidos e nos garantir a compra de outros bens, inclusive livros, cadernos, e materiais escolares e outros gêneros alimentícios, vestimentas e calçados. Era penoso descer e subir a histórica ladeira do TUBI, muito íngreme, muitas vezes segurando as cargas e os próprios Cavalos, Burros ou Jumentos para que não perdêssemos as cargas ou ferisse os animais.

Hoje vemos diariamente, muitos jovens, que dispõem de Escolas nos seus povoados e têm garantido o segundo grau de ensino na Cidade, que saem das suas casas nos seus povoados, chegam até às portas dos diversos Colégios na zona urbana, que vem de ônibus e não adentram aos Colégios, seguem em direção oposta à Escola e só retornam para o embarque de volta às casas dos seus pais no horário final das aulas, e ao final do ano letivo, registram-se a evasão, justificada lamentavelmente pela falta de consciência desses jovens e de acompanhamento dos seus país. Resultado degradante que os transforrmam-se em adolescentes infratores, ou pobres dependentes de auxílios do governo federal, sem futuro promissor.

Depois dessa conversa, segui para uma Lan House onde sempre sou atendido em serviços de cópias xerográficas e até de impressão desta Coluna. Lá também é o meu socorro Jurídico, isto é, a senhorita Clarisse, funciona como a minha assistente Jurídica, pois Ela é a PROPRIETÁRIA de uma CONSULTORIA para assuntos Gerais, que começou como experiência, todavia em pouco tempo, se tornou um EMPREENDIMENTO VITORIOSO, graças à FORÇA de Vontade e a dedicação dela, sendo hoje uma empresa com Registro Comercial, na forma da Lei.

Clarisse, além desses atributos valiosos, é estudante do Curso de Administração e futura ADMINISTRADORA GRADUADA á nível acadêmico, todavia já é seguramente uma ADMINISTRADORA COMPETENTE e bem sucedida na cidade buritiense que dá um grande exemplo de que ainda podemos sonhar com a salvação da Juventude, se os pais assumirem as suas responsabilidades em termos de orientação mais rígida e eficaz aos seus filhos.

Minha admirável Amiga e Assistente Clarisse, o texto de hoje foi inspirado em Você e na sua atuação que eu considero um exemplo de Vida para aqueles que se quedaram ao ESCURO da mediocridade. Em razão do meu orgulho em ter a sua AMIZADE e do Brilho do seu TRABALHO, eu a distingo com o TÍTULO de CLARISSE BRAGA CARDOSO, UM EXEMPLO DE JOVEM EMPRENDEDORA BURITIENSE!

SOBRE O AUTOR

É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.


Comentários

  1. Parabéns Clarisse! Vc é um exemplo de persistência e determinação, muito sucesso para você. Danielle

    ResponderExcluir
  2. Sempre admirei ela, vi crescer praticamente. Hoje se tornou um mulherão, ainda por cima humilde, tem meu respeito demais👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...