É perceptível que a maioria das pessoas imaginam que a Elegância se demonstra através das roupas caras ou extravagantes, o que é um ledo engano principalmente diante de um conflito em que um dos contendores começa a gritar na tentativa de provar que está certo. Na verdade, manter a serenidade é a regra mais eficaz diante de uma agressão.
Como explica o filósofo Sócrates, um dos Pais da Filosofia, de nada adiantaria levar um Jumento ao Tribunal se este nos chutasse. Uma mente sábia não deve se rebaixar ao nível da ignorância. O silêncio na maioria das vezes, é a resposta mais eficaz e mais poderosa.
Os rudes devem ser tratados como Pobres de Espírito, sem, no entanto, receberem elogios pelas suas grosserias, o que seria um estímulo a continuarem doentes e ofensivos a outrens, a sociedade, a si próprios, incuráveis e inúteis.
Controlemo-nos diante da deselegância, sempre nos lembrando que diante do Coice de um Jumento não devemos cortar-lhe o pé pois estaríamos nos igualando a ele, afinal a variedade de irmãos toscos e incuráveis no Universo lamentavelmente não é pequena. Aprendamos a perdoá-los sem, contudo, estimulá-los a serem deselegantes. Rezarmos por eles é uma excelente atitude Cristã diante do Divino Mestre Jesus Cristo que nos ensinou a Amar ao Próximo como a nós mesmos. Jamais esqueçamos de praticar a ELEGÂNCIA e desta forma estaremos diminuindo a IGNORÂNCIA e propagando um Bem à Sociedade da qual fazemos parte.
Até a próxima Sexta!
SOBRE O AUTOR
- É buritiense, ardoroso amante da sua terra, deu seus primeiros passos no velho Grupo Escolar Antônia Faria, cursou o Ginásio Industrial na Escola Técnica Federal do Maranhão e Científico no Liceu piauiense e no Liceu maranhense, bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito/UFMA, é advogado inscrito na OAB/MA, ativo, Pós-graduado em Direito Civil, Direito Penal e Curso de Formação de Magistrado pela Escola de Magistrados do Maranhão, Delegado de Polícia Civil, Classe Especial, aposentado, exerceu todos os cargos de comando da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, incluindo o de Secretário. Detesta injustiça de qualquer natureza, principalmente contra os pobres e oprimidos, com trabalho realizado em favor destes, inclusive na Comarca de Buriti.
Comentários
Postar um comentário
O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.