Pular para o conteúdo principal

ESCOLA DIGNA COMEÇARÁ CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS NOS 30 MUNICÍPIOS COM MENOR IDH

O Governador Flávio Dino lançará o Programa "Escola Digna", na próxima quinta-feira (21), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, prefeitos e secretários municipais de educação, dando início ao processo de construção de escolas nos 30 municípios com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Na oportunidade, serão apresentadas aos prefeitos e secretários municipais de educação tipologias arquitetônicas das escolas, bem como a nucleação das unidades escolares que serão construídas em áreas estratégicas para atender ao maior número de comunidades possíveis. 
O ‘Escola Digna’, que vai substituir escolas de taipa, barro e palha por estruturas de alvenaria, foi instituído pelo Governador Flávio Dino, estruturado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) como Macropolítica de Educação, com o objetivo de construir uma escola acolhedora, democrática, participativa, inclusiva e que seja, de fato, geradora de uma Educação Cidadã - capaz de transformar e libertar. O programa define ações prioritárias, em consonância com o Plano Estadual de Educação (PEE), articula os setores da Seduc e institucionaliza as orientações que direcionam as práticas educativas.
O Programa faz parte do Plano de ações Mais IDH - política de governo instituída pelo Decreto 30.612 de 2 de janeiro de 2015 com a finalidade de desenvolver ações para superar a pobreza extrema e as desigualdades sociais nos meios urbano e rural, nos 30 municípios com menor IDH do Estado. 
Dos 217 municípios maranhenses, 151 se inscreveram no programa Escola Digna. As ações começaram pelos 30 municípios com menor IDH, que aderiram ao programa. Em seguida, serão estendidas aos demais municípios inscritos.
"O Programa Escola Digna vai propiciar a alunos e educadores um ambiente acolhedor, em que eles possam desenvolver com liberdade, consciência e que sejam estimulados a transformador o mundo. Começamos o programa pelos municípios com menor IDH. Em seguida, os demais municípios maranhenses também serão contemplados", afirmou o governador Flávio Dino.
Inicialmente, o programa previa apenas a construção de prédios de alvenaria para substituir escolas de taipa, palha, palhoças e barracões, num total de 1090 unidades espalhadas por quase todo o estado, mas o Escola Digna se transformou no maior programa de educação básica da história do Maranhão, alicerçado em seis eixos estruturantes: o Ensino Médio Integrado em tempo Integral; a Formação Continuada; o Regime de Colaboração com os Municípios; a Gestão Educacional; a Avaliação da Aprendizagem e Institucional; e a transversalidade da pesquisa, ciência e tecnologias.
"Ao institucionalizar os eixos estruturantes para o desenvolvimento da política educacional do Maranhão, o governo tem como foco ressignificar as ações educativas no espaço da escola a favor da aprendizagem de todos os estudantes do Sistema Público Estadual de Educação", destaca a Secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres.

Nucleação
As escolas serão construídas em áreas estratégicas para atender ao maior número de comunidades possíveis. O objetivo é aumentar a possibilidade de oferta progressiva e integrada do ensino fundamental; facilitar ações da coordenação pedagógica; aprimorar o uso de recursos didáticos – pedagógicos; promover maior eficiência à gestão escolar; otimizar a oferta dos serviços educacionais; reduzir o número de escolas e salas de aula isoladas e melhorar a qualidade da aprendizagem. O acesso dos estudantes será garantido por meio de transporte escolar de qualidade.
Em regime de parceria, os municípios disponibilizam os terrenos, que devem estar regularizados e devidamente documentados. O governo fica responsável pela construção das escolas que, uma vez prontas, serão entregues às prefeituras, beneficiando a milhares de crianças e adolescentes da Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, nos dois turnos, nas escolas regulares e indígenas.

Unidades Escolares
Serão construídas escolas com 02 salas e 04 salas - com capacidade para 25 estudantes cada sala; salas multimeios; diretoria; banheiros masculino e feminino; banheiros de professores e professoras; cozinha com dispensa e área de serviço; e pátio central.
Escolas de 06 e 08 salas - com salas multimeios, laboratório, diretoria, secretaria, sala de professores, coordenação pedagógica, banheiros masculino e feminino, banheiros de professores e professoras, almoxarifado, cozinha com dispensa e área de serviço e pátio central.
Escolas de 10 e 12 salas - com salas multimeios, laboratório, diretoria, secretaria, sala de professores, biblioteca, coordenação pedagógica, almoxarifado, banheiros masculino e feminino, banheiros de professores e professoras, cozinha com dispensa e área de serviço e pátio central.

Unidades Escolares Indígenas
As escolas indígenas serão construídas levando em consideração os aspectos étnicos culturais. Serão construídas:
Escolas com 02 salas e 04 salas - com capacidade para 25 estudantes cada sala; salas multimeios, diretoria com banheiro, banheiros masculino e feminino, banheiros de professores e professoras, cozinha com dispensa e área de serviço e pátio central.
Escolas de 06 salas - com salas multimeios, diretoria, secretaria, sala de professores, coordenação pedagógica, banheiros masculino e feminino, banheiros de professores e professoras, almoxarifado, cozinha com dispensa e área de serviço e pátio central.

Assessorias técnicas
Além de escolas novas os municípios receberão o apoio técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, como parte do Regime de Colaboração com os Municípios. Por isso, o governo já instituiu a Rede de Formadores tendo em vista garantir as metas do Plano Estadual de Educação referentes à valorização dos profissionais da educação; implementação das ações de Apoio Pedagógico (Língua Portuguesa e Matemática) para estudantes do 5º, 9º do Ensino Fundamental das redes municipais e 3º ano do Ensino Médio da rede estadual, com a participação de 200 professores formadores; formação para professores da educação escolar indígena na perspectiva da leitura, escrita, matemática e letramento; elaboração do Caderno de Apoio Pedagógico- Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes. Além disso, foram iniciadas as ações para corrigir o fluxo de estudantes com distorção idade/série não alfabetizados, incluindo os 30 municípios com baixo IDH. A 1ª formação do programa, realizada no mês passado, atendeu 68 municípios, 325 professores, 68 coordenadores municipais e 19 técnicos das Unidades Regionais de Educação.
“O combate ao analfabetismo em todo estado é uma das prioridades do governador Flávio Dino. Desse modo, estamos construindo uma política de alfabetização no Maranhão, por meio da consolidação, de fato, do regime de colaboração entre Estado e municípios”, realçou a secretária Áurea Prazeres.

FonteAscom/Seduc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...