Pular para o conteúdo principal

Flavio Dino derrota Bolsonaro, e STF dá 48 horas para devolução de 68 respiradores ao estado, em compra bloqueada pelo governo federal


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que o Ministério da Saúde não pode confiscar 68 respiradores comprados pelo governo do Maranhão. A decisão é de segunda-feira 20/4, mas só foi divulgada hoje, quarta-feira 22/4.
O ministro deu prazo de 48 horas para que uma empresa de Santa Catarina entregue os equipamentos ao governo estadual. Celso de Mello atendeu a um pedido feito pelo Maranhão contra o bloqueio do material pelo Ministério da Saúde.
Esses ventiladores serão destinados a 132 leitos de UTI preparados para receber infectados com Covid-19. O Estado já registrou ao menos 1.604 casos confirmados de coronavírus e 66 mortes.
Segundo o ministro, o Supremo tem entendimento consolidado de que é inadmissível a requisição, pela União Federal, de bens públicos estaduais, exceto quando for declarado estado de defesa ou do estado de sítio.
Por causa da pandemia, o Congresso reconheceu o estado de calamidade pública.
Ao STF, o governo do Maranhão afirmou que é notório que equipar as UTIs com ventiladores pulmonares é absolutamente essencial para a redução da mortalidade decorrente da infecção, podendo-se mesmo afirmar que, sem esse equipamento, o tratamento da doença nos casos de média e alta gravidade é completamente insuficiente.
Celso de Mello afirmou que o relacionamento entre as instâncias de poder – União, estados e municípios – encontra necessário fundamento na Constituição, que traduz, nesse contexto, a expressão formal do pacto federal, cujas prescrições não podem ser transgredidas.
“O Poder Público, por isso mesmo, tal como está a proceder, no presente caso, o Estado do Maranhão, deve proporcionar aos cidadãos o acesso à saúde por meio de atendimento médico adequado, mediante internações hospitalares em unidades plenamente equipadas com recursos humanos e recursos materiais, providenciando e viabilizando a realização de exames e fornecendo medicamentos, pois todos eles são fatores essenciais e constituem elementos indispensáveis à preservação da própria dignidade da pessoa humana”, escreveu o ministro.
Respiradores dentro de avião, a caminho de São Luis.
O bloqueio deu origem a operação Etiópia-Maranhão, revelada pelo Painel da Folha de São Paulo, que agora, em retaliação, virou alvo da Receita Federal.
 DE O GLOBO

Comentários

  1. Então, Flávio Dino já é mais que Presidente da República, com essa derrota BOLSONARO não será mais Presidente, não é seu blogueiro? Vc é do tipo que veicula notícias tendenciosas, exatamente por pessoas como vc que o Brasil vai mal.

    ResponderExcluir
  2. Vamos falar do contrato que foi dado pelo prefeito de Buriti-ma, a mãe do filho de alguém?

    ResponderExcluir
  3. Flávio Dino é muito é mentiroso e falso. Diz uma coisa e faz outra, depois colocar a culpa no presente.

    ResponderExcluir
  4. A cada dia que passa, Flávio Dinossauro, está cada vez mais derrotando o povo do Maranhão.

    ResponderExcluir
  5. Blogueiro porque você não fala sobre traição, venda da apoio e muitas fofocas que envolve os bastidores da política buritiense, como a venda de Zuca Marques para Naldo Batista por algumas máscaras e poucos frascos de álcool 70°?

    ResponderExcluir
  6. Você não fala do dinheiro da saúde de Buriti-ma, o qual foi gasto sem o conhecimento do conselho de Saúde, 3.500.000,00 R$?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1.000.000,00 08/12/2017
      3.350.000,00 06/12/2018
      2.000.000,00 30/09/2019
      6.350.000,00 Total
      Lembram quando o deputado Aluísio Mendes cobrou no comício na frente da rodoviária? O quê ninguém lembra é de ter recebido algum medicamento nas farmácias dos postos de saúde

      Excluir
  7. 7 milhões... chega bem próximo do valor que o Coronaldo tá dizendo que tem para comprar votos deve ser por isso que não tem medicamentos nos postos a mais de 3 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rogério Viana, Secretário de Saúde fez foi comer esses remédios que desapareceu? Ou foi o Coronaldovirus que engoliu, pq não aparece e se a gente olhar direitinho, ambos tão com um bucho medonho...!

      Excluir
    2. Coronaldovirus diz q te oito milhões para gastar nas eleições...bom valor, acho que esse valor ele ganhou trabalhando.

      Excluir
  8. Alguém sabe por que o presidente do sindicato foi na Câmara defender o projeto do executivo que cria carga horária de 30 horas para professores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei, é pq ele gosta dos professores e não de presente que o Coronaldovirus distribui, inclusive carro, ou mesmo vantagem como: contrato para alguém da sua indicação, etc

      Excluir
  9. E alguém sabe responder por que o vereador Didi e a vereadora Andreia votaram a favor do projeto que visa enganar os professores e o ministério público?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PORQUE SÃO VEREADORES "pau mandado" eles nunca representaram os professores.

      Excluir
    2. Eu sei, é pq querem fazer vc anônimo de bôbo...kkkk

      Excluir

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem. Ofensas pessoais, mensagens preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, ou ainda acusações levianas não serão aceitas. O objetivo do painel de comentários é promover o debate mais livre possível, respeitando o mínimo de bom senso e civilidade. O Redator-Chefe deste CORREIO poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Postagens mais visitadas deste blog

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

URGENTE - Justiça Derruba Decreto do Prefeito de Buriti que Suspendia Gratificações dos Servidores

Decisão foi motivada por ação do SINTASP, após revelação do Correio Buritiense     A Justiça do Maranhão, por meio da Vara Única da Comarca de Buriti, determinou a suspensão do Decreto 018/2025, assinado pelo prefeito André Augusto Kerber Introvini, popular ANDRÉ GAÚCHO, que suspendia todas as gratificações dos servidores públicos municipais. A decisão foi proferida pelo juiz Galtieri Mendes de Arruda, atendendo a um mandado de segurança impetrado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Buriti (SINTASP/MB).    A ação foi movida imediatamente pelo advogado José Walkmar Britto Neto, a pedido do presidente do SINTASP, professor Joseni Souza, após a publicação da reportagem exclusiva do Correio Buritiense, que revelou a medida tomada pelo Executivo Municipal. Decisão aponta ilegalidade no ato do prefeito    O magistrado considerou que a decisão do prefeito de suspender as gratificações fere o princípio da legalidade, uma vez que os bene...

SEGUNDA-FEIRA DE TERROR EM BURITI: Duas tentativas de execução, um assassinato em plena luz do dia, prisão e apreensão de armas calibre .40 e .380 abalam a cidade

A cidade de Buriti-MA viveu uma segunda-feira (9) de violência extrema, marcada por uma sucessão de crimes que chocaram a população e testaram os limites das forças de segurança. Em menos de seis horas, o município registrou duas tentativas de homicídio, um assassinato a tiros em plena via pública, além da prisão de um homem e apreensão de um menor com arma de fogo calibre .40, munições e objetos suspeitos. As informações seguintes foram confirmadas com os registros da polícia militar. Primeira tentativa de homicídio – Tiros à queima-roupa dentro de casa O primeiro episódio aconteceu por volta das 11h15 da manhã, na Rua João Roberto, nas proximidades do cemitério municipal. A vítima, José Maicon Santos da Silva , foi surpreendida dentro de sua própria residência por um homem identificado apenas como “Inácio” , que efetuou diversos disparos. José Maicon foi atingido por três tiros: dois no pescoço e um na região da escápula. A cena do crime indicava a gravidade da ação — a políc...