ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE DE SANTA CRUZ ACIONA A PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE BURITI(MA) PARA AUTORIZAÇÃO JUDICIAL DE CONSTRUÇÃO DA PONTE DO SANGRADOR, E PREFEITURA MUNICIPAL SE COMPROMETE EM REALIZAR A OBRA
O Ministério
Público Estadual, em Buriti-MA, foi acionado pela Associação da Comunidade de
Santa Cruz após ordem de embargo da Prefeitura de Buriti (MA), por meio de
sua Secretaria Municipal de Obras, referente à construção de ponte no Sangrador,
zona rural do município.
![]() |
Sangrador, no povoado Barrocão. |
Conforme veiculado por este CORREIO BURITIENSE,
no dia 4 de maio de 2022, um grupo de buritienses teve a iniciativa de construir a Ponte do Sangrador,
no povoado Barrocão. Essa obra trará benefícios para região de Santa Cruz, Bom
Jesus, Barras, Vila São José, Vila Pitombeira, Pintadas, Barrocão, Pé da
Ladeira, Riacho Grande, Cajueiros e demais comunidades que fazem uso desta estrada
para chegarem em Buriti Maranhão. Ocorre que no dia seguinte, a secretário
de obras Rosim juntamente com assessores jurídico e de engenharia da prefeitura
municipal e de uma guarnição da Guarda Civil Municipal estiveram no local e pararam
a obra, apontando ser uma construção irregular.
Diante desta situação criada pelo representante da prefeitura, o presidente da Associação Comunitária de Moradores de Santa Cruz, Gilberto Ferreira de Sousa, decidiu, em 09 de maio de 2022, ingressar junto ao MP/MA para, através de ordem judicial, conseguir as autorizações necessárias para seguir com a construção da ponte.
Na justificativa apresentada, a entidade aponta que a obra foi embargada sem nenhuma oportunidade de explicações por parte do responsável, mesmo estando previsto em códigos legais que, antes do agente fiscalizador emitir auto de embargo, quando não há a devida documentação prevista, orienta o autor na obtenção e apresentação do exigido para, em caso de continuidade das obras, emitir notificações, auto de infração e, em último caso, o auto de embargo. Mais mesmo com todos esses rituais que determina a lei, o secretário Francisco das Chagas Santos Martins, popular Rosim, preferiu optar pelo embargo, passando por cima do que prega a lei.
Na tentativa de contornar o impasse, o vereador Djailson Vein foi procurado pelo Chefe do Executivo, que se comprometeu em dar continuidade a construção da ponte, da mesma forma, devolver os custos gastos até o presente momento. “Levando em conta que o maior interesse é contribuir por melhorias no município, dando assim qualidade de vida e o direito de ir e vim para a população local, conforme previsto na Constituição Federal, a proposta foi aceita.”, informou o auditor Francisco Costa.
A previsão dada para a retomada da obra era para esta segunda-feira 6/6, porém, até o fechamento desta matéria, os serviços continuavam parados.
A reportagem em si é interessante, porém deixa muito a desejar no quesito organização do conteúdo escrito.
ResponderExcluirÉ uma verdadeira sopa de letrinhas tudo misturado.
Vai uma sugestão para o redator do Blog deixa de lado os termos jurídicos e técnicos e escreva o mais simples possível para que as pessoas que leiam suas reportagem entendem do que realmente se trata, assim vc presta um ótimo serviço para a comunidade.
Você não sabe Leno, mas esse sujeito que se diz redator é altamente parcial em suas "reportagens" e sem há interesses políticos por trás do que ele escreve.
ExcluirADMIRO O SENHOR PREFEITO ARNALDO CARDOSO COMO CIDADÃO COMUM MAIS COMO PREFEITO TA DEIXANDO A DESEJAR A DEIXAR SER MANOBRADO POR PESSOAS ANALFABETOS E SEM COMPROMISSOS COM O NOSSO POVO, VEJO NA SUA GESTÃO SECRETARIO SEM A MÍNIMA NOÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO
ResponderExcluirPrefeito afasta este Rosim e veja se coloca pessoas comprometida com o povo veja a Educação ao fundo do posso, veja a saúde um desembesto total com administradores incompetentes tanto secretario como o corpo administrativo o secretário de transportes não sabe o nome de uma beleta e assim fica difícil deste homem decolar e o pior que só anda escondido e isso fica a cada fez pior, e pra
ResponderExcluirPrefeito analfabeto e assessorado por analfabeto só dá nisso aí, parabéns...!
ResponderExcluir