Pular para o conteúdo principal

PÚBLICO CATÓLICO E HISTORIADORES DE DUQUE BACELAR (MA) FICARAM ENCANTADOS COM O DOCUMENTÁRIO FESTEJO DE SÃO JOSÉ


A sessão de estreia do documentário Festejo de São José – Origem e Histórias de devoção ao Padroeiro, realizada na quarta-feira 8/5, tendo a direção e roteiro de Francisco Carlos Machado, causou uma avalanche de emoções e críticas favoráveis ao áudio visual. O Documentário se inicia com a cena de José de Nazaré, aflito, em Belém, buscando abrigo para a Virgem Maria poder ter um abrigo para dar à luz ao menino Jesus. Após a apresentação dessa cena, uma imagem aérea da Igreja Matriz de São José, em Duque Bacelar é mostrada, com a cena adentrando a Igreja e o apresentador do documentário explica quem começou a devoção de São José desde o antigo Garapa, sendo que as demais cenas, entrevistadas como as professoras aposentadas Graça Cordeiro; Perpétua Passos e Maria José, que nasceram no Garapa, contam que foi Zeca Barão, o mantenedor do Festejo de São José no Antigo Garapa.

 No decorrer das cenas diversas, entrevistados falam dos esforços de Therezinha Machado na construção da primeira Capela no Garapa, tendo imagens aéreas em 3D mostrando como era o ambiente natural do povoado, além de explicar como aconteciam os festejos de São José na povoação, sempre ilustrando com fotos de pessoas e dos fatos ocorridos no documentário.

O Padre de Duque Bacelar, Antônio de Pádua, em depoimento, escreveu que de tudo visto, o interesse de saber como iniciou o Festejo de São José, lhe satisfez. Disse o Pároco: - Interessante também, o relato da construção da primeira capela. Os próprios devotos foram os protagonistas. Assim também aconteceu em muitas igrejas da nossa Diocese. Bom saber que personagens desse tempo ainda se encontram em nosso meio.  Interessante também, a data do festejo. Oficialmente, para a Igreja a data litúrgica é 19 de março. As chuvas e as enchentes obrigaram a mudança para meses menos chuvosos.

O depoimento de Martinho Marques, primeiro Diácono da Igreja Católica, em Duque Bacelar, foi também elogiosa:  - Me senti marcado com o documentário, não em só saber a origem da devoção a São José no Garapa, como Padroeiro, mas também em conhecer mais a origem social de criação do nosso Município. As pessoas que deram seu depoimento, arquivos vivos da história da Paróquia, do município, vivas ainda, estando presentes, cheias de alegrias   e felizes, foi marcante.

Sobre o Documentário, a historiadora e professora Ednilda Morais, presente na sessão de estreia, declarou: - Tudo marcou no documentário, mas foi emocionante ouvi relatos de pessoas queridas que viveram naquela época e que ainda estão entre nós, sendo fontes ocular e reais. A presença delas, amadas contando seus relatos e podendo vir prestigiar o resultado no Documentário, com seu amor devocional demonstrado pelos primeiros católicos do nosso lugar, mesmo antes da emancipação política. A qualidade do material apresentado no documentário, é, sem sombra de dúvida, uma fonte de pesquisa extraordinária para quem deseja conhecer as origens religiosas e sociais do município. Foi muito bem-feito.

A historiadora Franquileia Marques disse que toda a narração dos acontecimentos no documentário a encantou. “Ao assistir, parecia que estava vivendo àqueles momentos históricos, onde adquiri vasto conhecimento do início da devoção do nosso Padroeiro São José. O documentário, com certeza, traz conhecimento muito significativos para compreendemos nossa história e o quanto ela é importante para todos nós.”, afirmou.

A professora aposentada Graça Cordeiro, 75 anos, disse que as animações, reconstrução da Capela e o ambiente do Garapa, a fez lembra não só da sua infância no Antigo Garapa, mas de tudo que viveu. Gostei muito do documentário, declarou.

Após a exibição da Sessão de Estreia, as mais de 70 pessoas presentes, deram altas salvas de palmas. Em seguida, houve um momento de perguntas e tiras dúvidas, bem descontraído, com risos e gargalhadas e foram tirados fotografias  com os  entrevistados e a equipe produtora do documentário, sendo  que  todos expressavam satisfação de que valeu por demais colaborar na  construção do primeiro grande documentário autenticamente garapense.

A partir de hoje o documentário passará a ser exibidos nas escolas da sede do município, depois em alguns povoados de comunidades tradicionais do interior do município, porém, para que todos que não poderem ir às sessões locais, o diretor Francisco Carlos Machado, nos informou que já na segunda – feira, dia 13 de maio, já estará disponível no Canal do Youtube Garapenses: Histórias, Memórias e Vivências.

(Por Francisco Carlos/Aliandro Borges)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URGENTE - OPERAÇÃO POLICIAL MIRA DESARTICULAÇÃO DE GRUPOS CRIMINOSOS EM BURITI-MA

  M andados de prisão e de busca e apreensão estão sendo cumpridos na cidade contra envolvidos em tráfico e homicídios.  Operação da Polícia Civil foi realizada em Buriti — Foto: Divulgação/Polícia Civil     Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) em Buriti-MA, na região Leste do Maranhão. Sob o comando da Polícia Civil, a ação cumpre 24 mandados de prisão e de busca e apreensão, visando desarticular grupos suspeitos de tráfico de drogas, homicídios e outros crimes violentos que têm causado preocupação aos cerca de 30 mil moradores da cidade.     A operação se concentra em diversos pontos do município, com foco no povoado Poço Verde, onde foram apreendidos mais de R$ 50 mil e armas de fogo. Até o momento, duas prisões foram confirmadas.     A mobilização policial faz parte de um esforço coordenado para combater organizações criminosas que ameaçam a segurança pública local.      O impacto das ações...

VIOLÊNCIA SEM FREIO EM BURITI-MA: Empresário é morto em assalto e escancara a insegurança no município

   Buriti-MA amanheceu em luto e indignação após mais um crime brutal. Na noite de ontem, sexta-feira 31/1, o empresário Antônio Carlos de Oliveira da Costa, 47 anos, foi assassinado durante um assalto em sua residência, no povoado Bezerra. Ele estava com o filho quando dois criminosos armados invadiram a casa exigindo dinheiro. A vítima foi baleada e morreu após ser socorrida. Momento da chegada da vítima ao hospital municipal - Foto: Reprodução.    O crime expõe a crescente sensação de insegurança na cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas as buscas até agora não localizaram os criminosos. A violência vem se tornando rotina em Buriti, sem uma resposta eficiente das autoridades.    É urgente que o município tenha uma Secretaria Municipal de Segurança Pública com orçamento próprio, capaz de articular políticas de prevenção e combate à criminalidade. Medidas como patrulhamento ostensivo, videomonitoramento e investimento em inteligência policial e na Gua...

VICE-PREFEITO DE BURITI-MA E ESPOSA SOFREM ACIDENTE NA MA-034

   Na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, por volta das 14h30, o vice-prefeito de Buriti-MA, Jenilson Gouveia, e sua esposa, Shirlyane Gouveia, se envolveram em um acidente na rodovia MA-034. O veículo em que estavam saiu do asfalto e colidiu violentamente com um poste, derrubando-o. Os airbags do carro foram acionados, evitando ferimentos mais graves. Shirlyane sendo socorrida por populares.    Em conversa com o editor-chefe do Correio Buritiense, Shirlyane Gouveia confirmou o ocorrido e revelou que estava dirigindo o veículo no momento do acidente. Ela explicou que tentou desviar de um buraco na pista, mas perdeu o controle do carro, o que resultou na colisão. Shirlyane chegou a desmaiar devido ao impacto.    O casal foi socorrido e encaminhado para atendimento médico em Chapadinha. Após avaliação, ambos foram liberados e já se encontram em repouso em sua residência, sem ferimentos graves.    A situação reacende o alerta sobre as condições ...